terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coruja para trecho de obra do Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu

Não haverá atrasos na construção, mas os operários terão cuidados especiais na região, ao contrário da Prefeita Sheila Gama que anda destruindo as árvores da cidade, operários dão um show de respeito e preservação ao Meio-Ambiente.


Após uma perereca paralisar e provocar atrasos nas obras para a construção do Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu, em 2009, chegou a vez de uma coruja se meter entre os operários.

Segundo a Secretaria Estadual de Obras, um pequeno trecho da construção foi interditado devido à presença de um ninho de coruja-buraqueira. As obras só serão retomadas nessa área após o nascimento e saída dos filhotes.

A ave fez o ninho em buracos no solo e as covas têm em torno de 1,5 metro a 3 metros de profundidade e de 30 cm a 90 cm de largura. Essa espécie coloca, em média, de seis a 11 ovos e a incubação dura de 28 a 30 dias. Mas os filhotes só deixam o ninho quando estão com 49 a 56 dias.

Em 2009, uma perereca de 2 cm, rara e ameaçada de extinção, paralisou a obra, uma das mais importantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e orçada em R$ 1 bilhão.

Na época, o bichinho, que vive na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica, foi apelidado de “Norminha” pelos operários. E não para na coruja. No início do mês, outra obra rodoviária do Estado foi afetada.

Dessa vez, um ratotoupeira, com cerca de 97 milímetros e 22 gramas, da espécie Blarinomys breviceps, foi encontrado no local em que vai ser construída a estrada-parque ParatyCunha. O ratinho, que vive embaixo da terra, consta como presumivelmente extinto no livro vermelho de espécies ameaçadas do Estado.

Não haverá atrasos na obra, como no caso das do Arco Metropolitano, mas a construção terá cuidados especiais na região.Todas as obras são monitoradas por uma equipe de gestores ambientais que trabalham para proteger a fauna e flora dessas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário