segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sistema de nota fiscal falha em Nova Iguaçu


Fonte: Jornal Extra - Economia
Os comerciantes e prestadores de serviço de Nova Iguaçu terão que conviver com problemas para emitir notas fiscais eletrônicas até o fim de setembro deste ano, segundo a prefeitura. Por causa dos erros no sistema municipal que estão sendo corrigidos, muitos empresários e trabalhadores têm perdido vendas e até dinheiro a ser pago por serviços já realizados. Os clientes, principalmente empresas, somente fazem o pagamento ao receberem as notas.
Para contornar o problema, alguns comerciantes estão ressuscitando os talões de papel, emitindo notas manualmente. Uma alternativa criticada pelo dono da retífica TL, Thiago Liers, de 29 anos:
— Ao trocar para o sistema eletrônico, a prefeitura pediu minhas notas antigas e as devolveu inutilizadas. Agora, sou obrigado a imprimir blocos normais, que custam R$ 170. Eu não vou fazer, pois ninguém vai me repor o dinheiro.
O gerente da loja de eletrônica Gendel, Genilson dos Santos, de 48 anos, diz que está sendo obrigado a trabalhar de graça e só poderá cobrar pelo serviço quando o sistema for normalizado:
— Eu fico esperando a boa vontade da prefeitura. Essa queda do programa acontece com frequência, mas, agora, já dura 15 dias.
A Secretaria de Economia e Finanças (Semef) de Nova Iguaçu informou que, enquanto o problema perdurar, os comerciantes poderão manter o talão de papel para emitir taxas fiscais e comparecer à sede do órgão para fazer a emissão da guia de pagamento gratuitamente. A Semef fica na Rua Athaíde Pimenta de Moraes 528, no Centro de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário