segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nova Iguaçu sediará jornada de educação para Igualdade racial


O município de Nova Iguaçu sediará nos dias 4,5 e 6 de novembro, na Universidade de Iguaçu (UNIG), a 2ª Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial, que tem como tema “Infância Sem Racismo”.

O encontro vai reunir 20 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cujos secretários municipais de educação participaram no próximo dia 7 de outubro da pré-jornada, no escritório da UNICEF, no centro do Rio. O evento é realizado pela ONG Se Essa Rua Fosse Minha e tem como objetivo alertar para o impacto do racismo na infância, adolescência e suas complicações no cotidiano escolar e ainda a implementação da Lei 10.639, que trata da divulgação da história de afirmações positivas dos negros e índios.

Já no dia 19 de outubro acontece a Ciranda das Diversidades que espera reunir 200 crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo 10 de cada município representado. De acordo com César Marques, da ONG Se Essa Rua Fosse Minha, elas vão discutir em roda de conversa a temática do racismo na infância e adolescência. O objetivo é ouvir e fazer um levantamento das percepções que os estudantes das redes municipais têm sobre o racismo.

Para a secretária de Educação, Dilceia Quintela, sediar a jornada será uma grande responsabilidade para o município, mas ao mesmo tempo uma honra, já que as escolas da rede já trabalham a implementação da Lei 10.639. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem um departamento que cuida do tema e faz parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Coordenadoria de Políticas da Igualdade Racial (Coopir). “Nossas escolas realizam excelente trabalho de valorização da raça negra e de combate ao racismo entre as crianças. A proposta é trabalhar a questão da diversidade e respeitar as diferenças”, afirmou Dilceia.

A secretária lembrou ainda que a prefeita Sheila Gama instituiu por meio de decreto, em junho, a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para afrodescendentes e indígenas. Também foi lançada na cidade a campanha “Infância Sem Racismo”, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

No ano passado, a exposição fotográfica “Olhares Iguaçuanos”, na Câmara de Vereadores mostrou fotos feitas pelos próprios professores. O objetivo das imagens era fazer com que os estudantes se vissem de forma positiva e bonita. O resultado do trabalho foi imediato, o aumento da autoestima das crianças e dos pais, já que as fotos também ficaram expostas na escola.

Em Nova Iguaçu, cuja rede municipal de ensino é formada em sua maioria por crianças afrodescencentes, a disciplina que trata da questão faz parte da grade curricular das escolas que usam o tema nas disciplinas de matemática, geografia, história e português, onde literatura afro tem sido bastante difundida. Podemos citar como exemplos positivos, o trabalho realizado nas Escolas Municipais Manoel João Gonçalves, Ivonete dos Santos Alves, onde são realizados trabalhos afirmativos de valorização da raça negra, como as tranças, cor da pele, danças e cultura afro de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário