quarta-feira, 8 de junho de 2011

Parceiros do RJTV mostram os descasos aos moradores do bairro Aliança, Nova Iguaçu


No bairro Aliança são os próprios moradores que têm que se virar para fazer a manutenção das ruas, ter esgoto e luz. Os passageiros ainda sofrem para se locomover com apenas uma linha de ônibus. A iluminação pública também é precária.
Os moradores do bairro Aliança, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, reclamam da falta de serviços essenciais como iluminação pública, rede básica de esgoto, limpeza das ruas e também da escassez do número de coletivos que passam pelo bairro.
A dupla do Parceiro do RJ, Petter MC e Mariane Del Rei, foi até o bairro e viu moradores se unindo em grupos para realizar tarefas que deveriam ser feitas pelos órgãos públicos.
Para chegar ao bairro o ônibus leva cerca de 50 minutos para percorrer 15 km. A demora é alvo de reclamação dos moradores. “O cidadão sofre para poder conseguir chegar em casa depois de um dia de trabalho”, contou uma passageira.

Moradores fazem o serviço
Nas ruas do bairro os problemas são outros. Luciana do Santos mora na região há 25 anos. Segundo ela, são os próprios moradores os responsáveis pela construção da rede de esgoto. Outra dor de cabeça para quem mora em Aliança são os bueiros entupidos ou abertos “Quando chove a rua enche e a água retorna para nossas casas por causa dos ralos que estão entupidos”, relatou um morador.

Para retirar o mato das ruas do bairro, os próprios moradores também se organizam em grupos de trabalho. “A gente tem que reunir a rapaziada do bairro para limpar a estrada porque tampa a visão”, disse o morador, que conta com a ajuda de outros três amigos.

À noite, a reclamação dos moradores fica por conta da falta de iluminação pública. Para tentar amenizar o problema, novamente, eles se reuniram. “Nós tivemos que fazer uma ligação, a vizinha cedeu o relógio para que nós possamos ter luz”, explicou Luciana dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário