segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aeromóvel Nova Iguaçu só no papel, nada em prática

Prefeitura prometeu, em outubro, instalar trem de superfície, mas não cumpriu. Motoristas sofrem com engarrafamentos

Fonte: Odia Online

Em outubro, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama (PDT), prometeu implantar o transporte sobre trilhos para diminuir os constantes congestionamentos do Centro da cidade. Oito meses depois, O DIA foi a Nova Iguaçu e constatou que nada do projeto foi feito,para desespero de motoristas e passageiros. A reportagem faz parte da seção ‘Promessa é Dívida’, que fiscaliza o cumprimento de propostas de políticos, em campanhas eleitorais ou durante mandatos.

O trem integra o projeto de urbanização do Centro de Nova Iguaçu, idealizado pelo engenheiro de Transportes Fernando Mac Dowell. A proposta prevê ainda a modernização do aeroporto da cidade e da estação ferroviária e a revitalização do Shopping a Céu Aberto, no Centro.

O policial civil Alfredo Simões, 49 anos, morador de Mesquita, diz que perde muito tempo nos engarrafamentos, principalmente na Via Light, a mais importante ligação da cidade. “Às vezes, não é possível passar nem com a sirene do carro de polícia ligada”, diz.

O projeto prevê a ligação de cerca de 4,5 quilômetros, do Centro a Santa Rita. Rosália Aparecida de Matos Pereira, 47, não vê a hora de o projeto virar realidade, já que a expectativa é que o trajeto seja feito em menos que 10 minutos. Hoje, ela enfrenta ônibus cheios de Santa Rita, onde mora, até o Centro. “Já cheguei a passar mal de tanto que eu fiquei em pé. É insuportável”, reclama.

Empresa faz o que prefeitura deixa de fazer

A revitalização do Aeroclube de Nova Iguaçu, prevista na implantação do transporte sobre trilhos, está longe da realidade. O mato em volta da pista de pouso é marca do abandono.

O empresário Ciro José de Queirós, 38 anos, diretor da empresa Starflight, que fabrica e monta aeronaves, diz que cuida da preservação da área, com funcionários da HTech, outra empresa do ramo instalada no aeroclube. A tarefa, no entanto, cabe à da prefeitura, que passou a administrar o espaço há dois anos.

Ao saber que o projeto dos trens sobre trilhos prevê criação de estação no aeroporto, ele diz que a iniciativa seria boa para outras empresas se instalarem e gerarem empregos. “É preciso que as autoridades saibam que essa área é importante”.

Verba em troca de concessão

Contratado pela Prefeitura de Nova Iguaçu para criar o projeto dos trens sobre trilhos na cidade, o engenheiro Fernando Mac Dowell informou que o projeto será apresentado oficialmente à sociedade no dia 29 de julho, em solenidade no Sesi de Nova Iguaçu.

Segundo ele, se não houver propostas de modificações substanciais, a prefeitura poderá publicar logo o edital de licitação. “O processo é demorado porque é preciso cumprir uma série de etapas jurídicas”, diz.

Mac Dowell explica que o projeto prevê investimento de cerca de R$ 230 milhões da iniciativa privada. Em troca, ela terá o direito à concessão por 25 anos. A prefeita Sheila Gama foi procurada por O DIA, mas não quis falar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário