terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prédios e marquises no Centro de Nova Iguaçu, ameaçam população

Após a tragédia dos desabamentos no Centro do Rio, aonde três prédios vieram abaixo, deixando dezenas de vítimas fatais, é preciso estar alerta para que o episódio não se repita em Nova Iguaçu. E mais uma vez a prefeitura se omitiu.

Fonte: Jornal de Hoje

A situação de alguns prédios antigos e marquises do Centro são preocupantes. Falta de conservação das construções, aparelhos de ar condicionados enfileirados por sobre as velhas marquises, sobrecarregam as coberturas que não foram projetadas para suportar tanto peso, além de infiltrações e rachaduras. É o caso de um prédio de três andares que fica próximo a um movimentado ponto de ônibus, na Via Light esquina com a Avenida Nilo Peçanha. A construção apresenta uma enorme fissura na parede externa e ameaça desabar em cima das pessoas que esperam a condução. A promotora Patrícia Silva, 40 anos, ficou surpresa com o perigo eminente, “Paro por aqui todos os dias por pelo menos 30 minutos para tomar o ônibus e nunca reparei este detalhe. Agora irei para outro local e não mais este”, disse.A dona de casa Sonia Carneiro, 51, que também aguardava o ônibus com destino a Duque de Caxias ficou assustada ao ver o risco de queda do reboco, “Eu também nunca tinha visto esta ameaça, porque a marquise do ponto de ônibus impede de notar alguma coisa. 

A movimentação dos ônibus pode até fazer com que o pedaço da parede se movimente e caia na cabeça das pessoas”, pontuou a dona de casa.

Na Travessa Almerindo Azevedo, no Centro, uma construção inacabada e só no esqueleto traz uma sensação de medo e terror. 

Quem passa no local pode observar de longe as ferragens expostas, paredes quebradas e muito lodo. Com as chuvas também são reveladas as dezenas de infiltrações. O mais curioso, é que o prédio fica em cima de um centro comercial de grande movimento e a noção do perigo não é percebida pelas pessoas que freqüentam o local.
Um outro prédio antigo de dois andares, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2171, Centro, também oferece grande perigo para a população. A construção não tem janelas, um pedaço da mureta que fica na parte mais alta do edifício esta quebrada e o que sobrou ameaça cair em cima das pessoas.
Até o fechamento desta edição a Secretaria das Cidades de Nova Iguaçu não enviou resposta sobre projetos para restauração de marquises ou vistoria de prédios em mau estado de conservação.

Um comentário:

  1. Existem obras antigas, paradas. E quanto as marquises, dá até medo de passar em baixo. Lamentamos o acontecido no Centro do Rio e certamente não gostaríamos que a tragédia fosse repetida em nossa cidade.

    ResponderExcluir