quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mães do Rangel, Caminhada contra o fim do ensino fundamental nas escolas estaduais em Nova Iguaçu

Isso mesmo Governador, as crianças tem que ficar fora da escola não é, vossa senhoria vai está no governo para sempre né? E pior estudantes especiais Sr. Sérgio Cabral.
UPP na Zona Sul e a Baixada toma no ***.

Fonte: Jornal Extra

Mais de 100 pessoas participaram da caminhada contra o fim do ensino fundamental do Instituto de Educação Rangel Pestana, nesta quarta-feira, em Nova Iguaçu. Pais, alunos, representantes do Sindicato estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), do Conselho Tutelar do Centro e da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu fecharam a Via Light, protestando contra a migração de alunos do ensino fundamental de oito escolas estaduais para turmas do município.

Mãe de uma portadora de Síndrome de Down, de 24 anos, a dona de casa, Célia Costa Salles, de 58 anos, contesta o fato de a filha ter sido mandada para uma sala de 6º ano.

-Ela está há dez anos na escola, mas não sabe ler.

Para a produtora cultural, Mariângela Pereira, mãe de um aluno, de 10 anos, que não é especial, a decisão das secretarias estadual e municipal de Educação é arbitrária.

- Todos concordam que a decisão é arbitrária, menos a prefeita e a secretária de educação de Nova Iguaçu, e o governador e o secretário estadual de Educação. Eles querem dar um tiro no pé?

 A diretora do Sepe, Luciana Lobo, disse que o município ainda não está pronto para absorver os alunos da rede estadual.

- O município não está construindo escola. O estado acaba com o segmento sem que o município tenha condições de absorver.

A Secretaria de Educação de Nova Iguaçu informou que os alunos foram encaminhados às escolas da rede municipal de ensino obedecendo a critérios de proximidade se suas residências. A secretaria informou ainda que a Escola Municipal Professora Venina Correa Torres oferece oficina pedagógica na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para alunos especiais e que a rede possui 36 salas de recursos para atendimento aos alunos especiais.

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) disse que a migração dos alunos do ensino fundamental só foi possível porque a prefeitura apresentou as unidades escolares municipais para as quais os alunos poderiam ser transferidos. A Seeduc informou que está acompanhando de perto todo o processo de transição dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário