terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nova Iguaçu participa de pesquisa sobre esquistossomose

O técnico José de Arimateia explica o ciclo evolutivo da doença
Fonte: Baixada Fácil

Nova Iguaçu é uma das cidades participantes da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em âmbito nacional, para identificar os focos e níveis de contaminação causados pela esquistossomose (doença conhecida como barriga d’água). A ação, que será iniciada no ano letivo de 2012, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e irá envolver alunos, de 07 a 14 anos, de cinco escolas da rede do município e cinco da rede estadual de ensino.
No município, serão coletadas amostras de 277 alunos. A pesquisa, intitulada “Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomosemansoni e geo-helmintoses”, tem o objetivo de atualizar as informações referentes à doença para que seja possível redefinir as políticas públicas de tratamento. Os exames serão realizados pela equipe do setor de malacologia (ramo da biologia que estuda os moluscos) da Coordenação de Vigilância Ambiental.

Segundo o agente de endemia, José Arimatea Brandão Lourenço, técnico responsável pela análise na cidade, a iniciativa é importante porque o último levantamento sobre a doença foi realizado há, aproximadamente, 34 anos. “O inquérito vai revelar a verdadeira situação da esquistossomose e de outras geo-helmintoses em Nova Iguaçu e em todo o país, pois o último levantamento foi realizado entre os anos de 1977 e 1978”, explica.

O que é esquistossomose?
A esquitossomose é uma infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). Nestes locais o número de pessoas com esta parasitose se mantém mais ou menos constante. Os parasitas desta classe são cinco, e variam como agente causador da infecção conforme a região do mundo. No nosso país, a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem, sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza. Possui ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam à forma larvária (cercária). Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pela pele causando uma inflamação da mesma. Já no homem, o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doença que pode ser crônica e levar a morte.

Como se adquire?
Os ovos eliminados pela urina e fezes dos homens contaminados evoluem para larvas na água, estas se alojam e desenvolvem em caramujos. Estes últimos liberam a larva adulta, que ao permanecer na água contaminam o homem. No sistema venoso humano os parasitas se desenvolvem até atingir de 1 a 2 cm de comprimento, se reproduzem e eliminam ovos. O desenvolvimento do parasita no homem leva aproximadamente seis semanas (período de incubação), quando atinge a forma adulta e reprodutora já no seu habitat final, o sistema venoso. A liberação de ovos pelo homem pode permanecer por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário