quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Uma torneira para 20 mil moradores no Bairro K11, Nova Iguaçu

O povo de Nova Iguaçu sofre sem água,  e a CEDAE conta um monte de abobrinha, uma desculpa esfarrapada, como pode.

Fonte: Jornal Extra


Enquanto o vigilante Joel Batista, de 51 anos, precisa usar uma torneira comunitária para ter água potável no bairro Caonze, em Nova Iguaçu, um reservatório com capacidade para receber seis milhões de litros de água permanece sem uso há 13 anos no mesmo bairro. Joel faz parte dos cerca de 20 mil moradores, que vivem na parte alta do Caonze, onde o abastecimento da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae) não chega.

— Pago luz, IPTU, iluminação pública e telefone. Só não consigo ter água — reclama.

Para não ficar sem abastecimento, ele e os outros moradores utilizam uma torneira instalada no meio-fio da Rua Galvano Salvatore. Duas vezes por semana, o vigilante desce o morro com oito garrafas plásticas, responsáveis por saciar a sede da família.

— A (água) que vem dessa torneira serve para fazer comida e para bebermos. Para o resto, os moradores usam uma ligação direta, sem tratamento, com uma represa no parque municipal — explica.


Obras de reforma

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, o reservatório do Caonze jamais foi colocado em uso por não ter uma adutora capaz de distribuir a água. Em 2009, foi assinado um contrato entre o Governo do Estado e a Cedae para início das obras de reforma do espaço.

— Não era prudente colocar para funcionar um reservatório parado há tantos anos sem antes ver as questões estruturais. Está sendo feita a interligação com o sistema de adução, a impermeabilização e novas interconexões com as redes — esclarece Victer.

Wagner afirma que a segunda etapa da nova adutora da Baixada, a qual o reservatório do Caonze será interligado, deve ser concluída até o fim deste ano. Já a finalização da reforma do reservatório está prevista para daqui a oito meses.

— A falta de água para estes moradores é uma das razões pela qual estamos fazendo a reforma. Quando o reservatório for entregue, eles vão ter melhoria no recebimento de água. Hoje, a maioria é abastecida clandestinamente — admite o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário