segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Passeata dos royalties > Olha o ex. prefeito de Nova Iguaçu novamente

O ato em defesa da permanência da atual política de distribuição dos royalties do petróleo aos estados produtores. Rio e Espírito Santo fizeram grande mobilização popular. Cerca de 180 mil pessoas participaram dos dois atos. Municípios da Baixada Fluminense, em especial Nova Iguaçu, marcaram boa presença. As classes política e artística estavam lá. Olha quem estava no carro da Prefeitura. Adivinha...
Sen. Lindbegh ao lado do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes
Ainda sobre o assunto o Vereador Iguaçuano propôs em seu Blog, "Poderíamos fazer um ato semelhante: 'Contra a Injustiça - Em Defesa da Baixada'", Vereador Ferreirinha PT.

 Vejam os motivos citados por ele:
1. Água: Embora do Rio Guandu esteja aqui na Baixada, ele abastece 85% do município do Rio e falta água na Baixada, sobretudo em Nova Iguaçu, nos bairros de Austin, Cacuia, Rodilândia, Vila de Cava, Adrianópolis, Cobrex, Esplanada, Caonze, e muitos outros.

2. Saneamento Básico: Pesquisa divulgada recentemente revelou que, dos 10 municípios com piores índices de saneamento (tratamento de esgoto e asfalto) do Brasil, quatro estão na Baixada: Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu. E olha que o Brasil tem 5.564 municípios!

3. Segurança Pública: É o caos total na Baixada. O 20º BPM que fica em Mesquita, tem 580 policiais para tomar conta de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que juntos tem 585 Km2 e somam 1 milhão e 200 mil habitantes. A relação é de um policial para cada 2 mil moradores. O recomendado é um policial para cada grupo de 250 habitantes.

4. Transporte: É duro a vida de quem trabalha no município do Rio e depende de ônibus, trem, vans. O transporte é caro e insuficiente para atender a demanda de passageiros. Leva-se, em média, duas horas e meia dentro da condução. Metrô para a Barra já está em andamento. Para a Baixada, que possui quase 4 milhões de habitantes, nem pensar...

5. Saúde: Único hospital de referência da região, o Hospital da Posse não consegue dar conta da demanda. Não há vagas, não tem leitos suficientes para atender toda a região. Pacientes ficam em macas pelos corredores. Precisamos de mais hospitais, mais UPAs 24 horas, melhorar a gestão nos postos de saúde para atender melhor a população. Investir em saúde preventiva: acabar com valas à céu aberto, levar água potável a todas as casas, estimular a prática de ginástica nos bairros, cuidar da saúde bucal da população, entre outras medidas também é uma necessidade.

6. Educação: Os números do IDEB de 2009, revelou o desempenho da Educação (ensino fundamental) nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Mostrou os 10 melhores e os 10 piores. Entre os dez melhores, nenhum município da Baixada. Entre os dez piores cinco: Japeri, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados e Magé.

Mobilização: Será que a gente conseguiria juntar as classes política e artística da região, os sindicatos, organizações sociais, para um grande ato?. Quem sabe até apareceriam por aqui àqueles que receberam grandes votações nas eleições passadas e nunca mais vieram por aqui: Wagner Montes, Pedro Augusto, os irmãos Picciani, entre outros para dar uma força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário