quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Posto em Nova Iguaçu tem 'gato' de luz; região sofre com superlotação.

Secretário não sabia do gato, até parece. Ainda bem que o Natal está próximo "acredito em Papai Noel", além do mas é uma baixaria os estado conservação destes postos, falta de médicos e medicamentos, se der uma rodada por Nova Iguaçu encontra mais Postos precários
Fonte: RJTV

Decadência e 'gato' em Nova Iguaçu

Imagens mostram o posto Patrícia Marinho, em Nova Iguaçu, caindo aos pedaços. Lá, os pacientes relatam que é comum faltar médicos, remédios e cuidados com a população.

“Cheguei às 4h da manhã e me pediram para aguardar. Uma outra amiga que já está acostumada a vir aqui falou que só vão me atender lá para às 11h. Caso a médica venha, ela só deve aparecer por volta das 14h”, relata uma paciente.

No posto Patrícia Marinho deveria funcionar um posto de pronto-atendimento. "Vou para casa, banhar o pé com sal groso para ver se ameniza a dor", desabafou um homem que buscava atendimento no posto de saúde.



O posto do Cabuçu, também em Nova Iguaçu, não lembra em nada uma unidade de saúde. O local parece uma construção abandonada. Não há médicos e nem materiais básicos. "Não tem material para tirar ponto, não tem material, aqui não chega. Não temos nem luvas", argumentou uma funcionária do local.

A precariedade do posto beira o inacreditável. Escondido por um papelão, o relógio de fornecimento de energia está desligado. A luz funciona com uma ligação clandestina.

“ Esse posto de saúde aqui é pior do que uma clinica veterinária. As clinicas veterinárias aqui da área são melhores do que o nosso posto de saúde de Cabuçu. Isso é uma vergonha. Isso é um tapa na nossa cara”, desabafa o morador de Nova Iguaçu, Manoel Peixoto.

Secretário admite 'gato'
O secretário de saúde de Nova Iguaçu, Josemar Freire dos Santos, que está no cargo há 1 ano e 8 meses, disse que as obras no posto de saúde já começaram.

“Nós vamos apresentar uma coisa melhor lá no posto Patrícia Marinho. Agora você mesmo esteve lá, você vê que os problemas de lá são problemas de anos. Mas nós estamos atuando lá e vamos melhorar aquilo”, falou o secretário.

O secretário também disse que o posto de Cabuçu vai ser reformado, mas não nesse momento. Em relação à falta de materiais básicos, Josemar argumentou que a prefeitura compra o suficiente para abastecer os postos.

Já sobre a ligação clandestina de luz no posto, o secretário admitiu que sabia da ilegalidade.

"É isso aí. Eu não estava aqui na época, não sei quando foi a criação dele, mas quando se criou o posto já tinha isso aí. O nosso objetivo agora é consertar. Eu tomei conhecimento recente sobre isso [ligação clandestina]. Vamos ter que voltar lá para ver", falou Josemar Freire dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário