quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova Iguaçu, Burocracia atrapalha legalização de empresas

Rafael Filho está sem conseguir retirar seu alvará há meses e reclama do atraso da Prefeitura de Nova Iguaçu 
Fonte: Jornal Extra

Um documento que costuma ficar pronto em apenas alguns dias, está demorando meses para ser liberado em Nova Iguaçu. Na cidade, alguns empresários já perderam as contas de quantas vezes estiveram na prefeitura para conseguir o alvará de funcionamento, que permite a atividade dos estabelecimentos.

Desde abril, o empresário Rafael Filho, de 28 anos, tenta regularizar sua empresa de segurança eletrônica, mas ainda não conseguiu uma solução. A cada vez que ele se dirigia à prefeitura, novos documentos eram solicitados. Ele afirma que tem perdido clientes.

— Podia estar atendendo alguém e tenho que vir aqui para resolver isso. Sem contar que também perco clientes, já que eles querem uma garantia. Não adianta fazer um serviço de qualidade e não poder receber por ele.



Situação crítica

Se a maratona de Rafael começou em abril, para um profissional do ramo de exportação e importação — que preferiu não se identificar — a luta por um alvará definitivo começou em outubro do ano passado.

— As piores coisas eu consegui: tenho CNPJ, inscrição municipal, habilitação para importar e exportar do Ministério da Fazenda, mas não consigo o alvará provisório — lamenta.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu, Claudio Rosemberg , afirmou que a situação é crítica. Rosemberg avalia que falta ao município uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico para articular com todos os setores ligados ao problema.

—Nova Iguaçu deixa de receber investimentos na área imobiliária. Empresários desistem de vir para cá por causa dessa engrenagem que não funciona.

Demora atrapalha shopping

O problema também afeta os grandes empreendimentos. O TopShopping, em Nova Iguaçu, luta desde 2009 para conseguir uma ampliação. Enquanto isso, o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, já foi ampliado quatro vezes.

A assessoria do TopShopping esclareceu que a BrMalls, sócia do empreendimento, deu entrada em toda a documentação necessária para viabilizar a expansão e que só falta a liberação da Prefeitura de Nova Iguaçu para o início das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário