quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jurandir Ceulin é reeleito presidente da OAB-Nova Iguaçu


Em eleição realizada segunda (26), a Ordem dos Advogados do Brasil de Nova Iguaçu - RJ reelegeu o advogado Jurandir Ceulin, que vai presidir a Subseção no triênio 2013/2015, confirmando as previsões que já vinham sendo feitas entre os membros da classe, o que demonstra, sem nenhuma controvérsia, até em função da expressiva diferenças de votos alcançada, a aprovação da classe advogada iguaçuana ao trabalho até aqui desenvolvido, que ele garante, será aprimorado com a ajuda dos colegas advogados que se disponham a participar do processo, os quais ele conclama, em atitude, aliás, característica de sua atuação frente à OAB - Nova Iguaçu.


Além de Ceulin, a chapa vencedora, Continuar para avançar, tem Daniel Franklin de A. Gomes, como vice-presidente; Leandro A. da Silva, como secretário-geral; Claudia Valéria da S. G. Rojas, secretária-adjunta e como tesoureiro, José Manuel M. Alves. O grupo de Ceulin teve o apoio de Vadih Damous, atual presidente da Seccional - Rio, que elegeu Felipe Santa Cruz como seu novo presidente, com 61,9% dos votos, seguido de Carmen Fontenelle com 24,73% e Luciano Viveiros, que recebeu 8,11% dos votos válidos.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame vem a Nova Iguaçu

A Violência vem tomando conta de diversos bairros de Nova Iguaçu, e o Secretário diz que todos estão a disposição, e não nos resguardou de nada, partiu pra Capital sem solução para população da baixada, e nós ainda o aplaudimos. Não era bem isso que esperávamos.


A cúpula da segurança publica do estado do Rio de Janeiro se reuniu nesta segunda (26) para debater os reflexos das UPP’S na Baixada e em Nova Iguaçu, para lembrar dos jovens de Nilópolis que foram assassinados na Chatuba, de Mesquita. O encontro organizado pela Diocese de Nova Iguaçu começou com acolhimento do Bispo Dom Luciano, logo convidou a todos a rezarem a oração universal que Jesus nos ensinou “O PAI NOSSO” e a cantar “ONDE REINA O AMOR, FRATERNO AMOR”, e citou ainda, “que esta canção possa chegar na presidenta Dilma que ela possa rever de forma concreta e sensata as questões dos royalties do Petróleo"

Acompanhado pela Chefe de Polícia Cívil, Martha Rocha, do Comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Erir Costa Filho. O secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, foi logo negando haver algum tipo de reflexo da UPP em Nova Iguaçu e na Baixada. "Não acredito em migração de bandidos, pode ser que haja, mas de 100 prisões apenas 20 são de bandidos vindo de comunidades pacificadas, os outros são daqui" - ressaltou. 
Mascarou que todo esse esquema de segurança  na capital, tenha alguma coisa a ver com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e sim pelo simples fato da Secretaria de Segurança ter um rumo já traçado. Mas sem dizer quando, disse que na baixada também vai chegar. 
  
Dentre diversas autoridades presentes estavam os Delegados titulares das diversas Delegacias da Baixada Fluminense, o comandante do 20º Batalhão de Mesquita responsável pelo policiamento também em Nova Iguaçu e Nilópolis, Tenente Coronel Marcos Borges, e a Prefeita Sheila Gama, que entrou muda, e saiu caladíssima.

Os vereadores e que lutam pela construção de um Batalhão em Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB), membros da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Nova Iguaçu também se faziam presentes. Por fim Ferreirinha ainda ficou por lá e expôs ao Comandante Geral da PM, Coronel Costa Filho alguns problemas que de fato Nova Iguaçu têm, e precisam de acertos, e reforçou o pedido de um novo Batalhão para atender somente o Município de Nova Iguaçu. Já Fernando Cid indignado por ter tido seu pedido de voz negada publicou nota nas rede sociais "Hoje era o dia para falarmos que as UPPs “exportaram” sim, marginais para diversos bairros de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense;
Que os índices de violência cresceram e estão crescendo a cada dia;
Que há toque de recolher; que a Polícia precisa das suas tropas especiais e de seus caveirões para entrar em algumas comunidades; e que bandidos oriundos de favelas pacificadas desfilam com seus fuzis e seus "exércitos de delinquentes" em diversos pontos da cidade. Isto não é balela, é fato!
[...] Que o seguro de um automóvel hoje é maior para quem mora na Baixada do que para quem mora na Zona Sul do Rio".
  . 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bope prende três e apreende seis armas em Nova Iguaçu

Antes nem se via o BOPE, pelas ruas de Nova Iguaçu o que será que houve, alguém pode me explicar. O bom que esta operação teve bastante êxito.
Policiais do Bope prenderam três homens em operação na manhã de ontem, na comunidade KM32, em Nova Iguaçu. Entre os presos está o gerente do tráfico de drogas local, conhecido como Gordo. Na ação, três homens foram atingidos por tiros, mas não resistiram aos ferimentos e morreram
.

De acordo com o Bope, os policiais ainda apreenderam três pistolas, três submetralhadoras, além de maconha e algumas pedras de crack. Eles recuperaram ainda três carros: um Palio (LOZ3523), um Ecosport (LSP3172) e um Siena (KGO3061).


O caso foi registrado na 56ª DP (Comendador Soares, Nova Iguaçu).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SAMU de Nova Iguaçu não faz atendimentos há um mês

Situação muito complicada mesmo, eu mesmo já precisei também, e sem sucesso, recorri aos Bombeiros do Batalhão de Nova Iguaçu, que como sempre usaram sua boa fé e me orientaram. "Ainda bem que Sheila não foi reeleita né Prefeita. E essa culpa também é do Lindbergh'?

O RJTV desta quarta-feira (21) denunciou o descaso com o dinheiro público e com a saúde da população. Há um mês, o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, não realiza nenhum atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quase todas as ambulâncias estão paradas, sem condições de uso.

No depósito de carros apreendidos em Nova Iguaçu, seis ambulâncias do Samu se deterioram com o tempo. Algumas com a lataria amassada e outras cheias de ferrugem. Elizeth mora ao lado do terreno e conta que já precisou do Samu para socorrer um vizinho, sem sucesso.

“Não veio, não apareceu ninguém e o rapaz acabou morrendo dentro de casa”, disse Elizeth Cardoso.

Nesta quarta-feira, a equipe do RJTV tentou chamar uma ambulância do Samu, mas não conseguiu ser atendimento.

As ligações caem em uma central de regulação, que passa por uma reforma. É desta central que técnicos avaliam a necessidade de enviar ambulâncias para socorrer os pacientes. O problema é que seis das sete ambulâncias do posto de Nova Iguaçu estão quebradas.A única que tem condições de ir para as ruas, está com a parte elétrica ruim e só pode circular de dia.

Um funcionário, que não quis se identificar, também denunciou a falta de estrutura dentro das ambulâncias.

“A falta de material é precário, como colar cervical, red block, prancha, cinto aranha, os materiais que compõem a ambulância. Há muito tempo não é reposto. Dói muito, a gente às vezes quer fazer o melhor pra população, só que a gente não tem suporte”, disse.

Parte da verba do Samu é originária do Ministério da Saúde. Desde janeiro, foram depositados R$1,7 milhão de reais na conta da prefeitura. Dinheiro destinado a manter as ambulâncias, comprar materiais e pagar funcionários.

A direção da central que administra o serviço do Samu na Baixada Fluminense criticou, nesta quarta, a falta de ambulâncias para atender a população de Nova Iguaçu. Um ofício já foi enviado ao Ministério da Saúde pedindo providências.

“Situação complicada. Obrigada a deslocar ambulâncias de outros municípios para socorrer Nova Iguaçu”, disse o coordenador do Samu da Baixada, Antonio Dieb.

O diretor conta que o Samu de Nova Iguaçu está há um mês sem realizar nenhum atendimento. Uma dona de casa também tentou contato nesta quarta-feira com a central e não conseguiu. Ela foi socorrida no carro de um vizinho.

“Só fica musiquinha”, disse Sueli da Costa.

A secretaria de saúde de Nova Iguaçu informou que tem uma frota de 10 ambulâncias e que apenas cinco estão funcionando, fazendo serviços diários no município. Disse ainda que tem notificado regularmente a empresa responsável pela manutenção dos veículos, mas não informou o nome da empresa.

Já o Ministério da Saúde informou que uma auditoria está sendo instalada para investigar a situação no município. E que vai solicitar a devolução dos recursos federais repassados caso seja constatada alguma irregularidade.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ninguém segura mais o Ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh quer ser governador e PT do Rio já lhe declarou total apoio

“Êô, êô, Lindbergh governador!” Com apoio do vereador Ferreirinha e do Arthur Legal, que em janeiro será recebido de braços abertos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, a "Caravana da Cidadania" vai percorrer diversos Bairros. Quem se lembra do "Oba, Oba Obras" agora é a vez da Caravana.


Anunciado oficialmente pelo Diretório Estadual do PT como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014, o senador Lindbergh Farias terá pela frente dois anos para construir um programa e um arco de alianças vitoriosos que permitam ao partido retornar ao centro da política fluminense, lugar do qual está afastado há muitos anos. Com o inédito apoio de todas as tendências internas do PT, Lindbergh teve sua candidatura aprovada por aclamação no domingo (11), em uma plenária que reuniu cerca de 300 militantes do partido no Sindicato dos Petroleiros.

“Minha candidatura não significa ruptura com o PMDB. É natural que o PT, que tem um candidato muito bem posicionado, apresente seu nome. Mas não vamos fazer oposição (a Cabral) na Assembleia Legislativa e nem atacar o governador. Queremos o PMDB conosco. Já Garotinho, não podemos subestimar sua força”, alertou Lindbergh, dizendo que tem conversado com o ex-presidente Lula. “Ele (Lula) tem me dito: ‘faça o seu caminho, mas preserve a boa relação com o governador’, revelou.

Também se fizeram presentes os vereadores do PT eleitos em Nova Iguaçu  o vereador Ferreirinha e o companheiro Arthur Legal e demonstraram seu total apoio a pré-candidatura de Lindbergh ao governo do estado em 2014. “Vamos participar desde já das caravanas, ajudando na organização na Baixada Fluminense”, disse Ferreirinha. Arthur Legal, eleito vereador nesta eleição, demonstrou entusiasmo com a candidatura de Lindbergh. “Precisamos de um governador comprometido com a Baixada e esse governador é o Lindbergh, enfatizou.

Apesar da força dos movimentos sociais em todo o estado e da tradição de esquerda da capital, o PT jamais foi protagonista nas eleições para o governo ou para a prefeitura do Rio. Em nível estadual, o partido esteve no poder por nove meses em 2002, durante a gestão tampão de Benedita da Silva, na época vice-governadora de Anthony Garotinho (PMDB). Repleto de problemas políticos (o PT havia rompido com Garotinho) e com o partido voltado para o que viria a ser a primeira eleição vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, esse curto período à frente do governo estadual não é considerado relevante pela maioria da militância petista fluminense.

A expectativa petista de chegar ao governo do Rio nunca foi tão grande como a alimentada pelas eleições de 2014. Pesquisas telefônicas de intenção de voto encomendadas pela sigla em todas as regiões do estado mostram Lindbergh como o candidato que aparece com o maior número de menções espontâneas, em um patamar parecido ao alcançado pelo nome de Garotinho, hoje no PR. Ambos aparecem bem à frente do atual vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que figura como candidato do PMDB à sucessão de Sérgio Cabral.

Permanecer à frente de Pezão é o maior trunfo que Lindbergh espera obter nos próximos anos. Se conseguir esse objetivo, facilitará o apoio de Lula, da presidenta Dilma Rousseff e da direção nacional do PT à sua candidatura, que implica necessariamente na implosão – ainda que momentânea – da aliança com o PMDB no Rio. Ocorrida após a eleição de Cabral, a parceria entre os dois partidos se solidificou e se estendeu ao apoio à reeleição do governador e também ao apoio às duas eleições do prefeito da capital, Eduardo Paes, que a partir de janeiro do ano que vem terá como vice-prefeito o petista Adilson Pires.

Agora, no entanto, o clamor uníssono do PT fluminense é pela candidatura própria e pelo fortalecimento do papel do partido: Temos uma relação respeitosa com o governador Cabral e precisamos trabalhar na tese da manutenção da aliança com o PMDB. Esperamos o apoio do PMDB à candidatura do Lindbergh, mas, se isso não for viável, entendo que o PT tem o direito de buscar o seu rumo. Não podemos ficar sempre pagando a fatura da aliança”, diz o deputado federal e ex-ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Apesar da retórica do deputado petista, a realidade é que o apoio do PMDB a Lindbergh é praticamente impossível, uma vez que a candidatura de Pezão vem sendo trabalhada desde 2010 e seu nome unifica os grupos de Cabral e do presidente estadual do partido, Jorge Picciani. Logo após a confirmação da reeleição de Paes, o prefeito do Rio visitou Dilma e Lula acompanhado por Cabral e Pezão, em uma movimentação que foi encarada pelos petistas fluminenses como uma tentativa de associar o nome das duas lideranças petistas à candidatura do vice-governador em 2014.

A reação de Lindbergh foi imediata, e o senador anunciou que pediu pessoalmente a Dilma e Lula que procurassem não impedir a candidatura própria do PT para o governo do Rio: “O PT tem candidato e o PMDB também. Isso é fato. O papel de Dilma e Lula será mais à frente, com o apoio ao candidato que for ao segundo turno. No primeiro turno, eles irão naturalmente apoiar a candidatura do PT”, disse.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Obra parada do PAC traz transtornos para Nova Iguaçu


Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que foram interrompidas há cerca de dois anos, em Austin, Nova Iguaçu, deixaram esgoto a céu aberto, buracos e até arrebentaram as calçadas que estavam em boas condições antes dos serviços. O PAC trouxe esperança para os moradores da Rua Adriana, mas, com a interrupção, a situação continua a mesma que estava antes das obras. As pessoas continuam reclamando do estado em que se encontra o bairro.

Em maio deste ano, o secretário municipal da Cidade, José Rogério Namen, afirmou que a obra seria retomada em junho. Mas, até o momento, nada mudou para os moradores do local. A rua de terra batida tem buracos, lama e entulho. Falta saneamento básico, e as calçadas estão esburacadas. Quando chove forte, a água invade as casas das pessoas.

O morador Angelito Barros, 35 anos, conta que já passou por situações muito difíceis. “Construí um muro na porta da sala para evitar inundações. Já perdi móveis. Toda vez que chove, fico com medo do que vai acontecer”, afirma. Os moradores se unem, cada um dá uma quantia em dinheiro para que possa ser feita alguma melhoria no local. Com isso, alguns deixam de fazer investimentos em benefício próprio ou de sua família para ajudar a melhorar a situação da rua.

Aterro para a rua

O morador Reginaldo de Souza, 52 anos, afirma que deixou de usar o dinheiro que tinha em uma obra dentro de sua casa para melhorar a rua. “Eu moro aqui há 15 anos. Paguei dois caminhões de aterro para fazer serviço na rua, porque nem isso a prefeitura faz. Hoje, está ruim, mas estava pior”, garante o morador. Ele lembra que, quando foi iniciada a obra do PAC, operários arrebentaram a calçada, mas continuaram os serviços”. Souza questiona por que cobram IPTU todo ano se nada é feito na região.

Prefeitura promete mandar equipe para avaliar situação

A Prefeitura de Nova Iguaçu não esclareceu por que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pararam. O secretário da Cidade, José Rogério Namen, informou que enviará uma equipe de técnicos da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) para avaliar a situação da Rua Adriana. Dessa forma, diz, vão tentar resolver os problemas apresentados.

domingo, 11 de novembro de 2012

Em Nova Iguaçu a Primeira pista de skate do país abandonada e cheia de buracos

Muito triste saber que as rampas, onde se passaram grandes ídolos do Skate Mundial, estão abandonadas, esburacadas e sem políticas públicas. Isso não é uma vergonha só para Nova Iguaçu e sim para o Brasil, pois é, a primeira inaugurada no país.

A primeira pista de skate do Brasil está abandonada, 35 anos após sua inauguração, com muita pompa, na Praça Ricardo Xavier da Silveira, no Centro de Nova Iguaçu. Em formato de piscina, simulando leve movimento de uma onda e inaugurada no dia 4 de dezembro de 1976, a rampa está tomada por buracos e rachaduras em seus 960 metros quadrados. A situação gera protestos de skatistas que desenvolveram em Nova Iguaçu a habilidade nos movimentos sobra as rodinhas, como Paulo Cesar Duarte, o Careca, e o ator Humberto Martins. Dublê na novela ‘Malhação’, da Rede Globo, Careca não esconde a decepção.

“É uma constatação muito triste, já que por ela passaram manobristas de fama internacional”. Entre os citados por Careca está Bob Burnquist, campeão mundial em 2000 pela World Cup of Skateboarding, oito vezes medalhista nos X-Games americanos e embaixador do skate brasileiro no mundo. Ele se exibiu em 2004 na pista de skate de Nova Iguaçu carregando a tocha do Pan-Americano do Rio. Quatro anos depois, foi a vez de o americano Mike Valley ‘surfar’ na rampa. Palco também, em 1977, do primeiro campeonato de pista do Brasil, a rampa agora está bastante desgastada pelo tempo de uso e a falta de manutenção. Alem disso, está ultrapassada. “Não atende mais ao nível de exigências que o esporte atingiu no Brasil e no mundo”, observa o skatista Douglas Ugry, 34.

Ele explica que, para treinar, seja em nível profissional ou amador, o esportista de Nova Iguaçu, atualmente, tem que ir para o Parque de Madureira — agora com uma das melhores pistas. Outra opção é a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul carioca. No dia 1º de dezembro, o Movimento Baixada ProSkate realiza o "2º SOS Pista”. O objetivo, explicam os organizadores, é cobrar ações do governo. Serão pedidos a reforma e o tombamento da pista e a revitalização da Praça Ricardo Xavier da Silveira.

O comerciante Tobias Soares, de 35 anos, que usa a pista desde a adolescência, propopõe construir também uma academia ao ar livre e colocar equipamento de lazer para idosos e crianças. “Hoje, nem quem mora no entorno usa a praça”, afirma.

Sem segurança, não há frequentadores

Além do abandono da pista de skate, os esportivas denunciam ainda que a Praça Ricardo Xavier da Silveira passou a ser frequentada por moradores de rua e viciados. Douglas Ugry destaca que, além de grande e espaçosa, ela fica em área nobre da cidade, tem história e poderia ser mais bem usada. O skatista lamenta que a praça esteja subutilizada, já que até os moradores do seu entorno evitam frequentá-la de dia e, sobretudo, à noite. “A situação melhorou um pouco depois que a Polícia Militar colocou policiamento diário no local”.

A Secretaria da Cidade informou que vai mandar uma equipe ao local para fazer uma avaliação. O objetivo é melhorar as condições da praça e da pista para a prática esportiva. Já a Secretaria de Serviços Públicos informou que a iluminação está perfeita e que alguns reparos eventuais são feitos.

Obra custaria R$ 200 mil

Na avaliação dos esportistas, a reforma da rampa de skate de Nova Iguaçu custaria em torno de R$ 200 mil. E poderia ser feita com apoio de empresários. Um primeiro passo seria a reestruturação da pista, que foi construída em cima de entulho compactado, um dos motivos apontados para o aparecimento de rachaduras.

“Além disso, o sol e a chuva fazem com que haja dilatação da rampa”, explica o advogado Gustavo Giehl, que presta assessoria jurídica para aos skatistas de Nova Iguaçu. Ele afirma que a reforma garantiria à pista, hoje ameaçada pelo tempo, manter sua importância histórica para o esporte. “A pista não pode desaparecer em hipótese nenhuma”, adverte.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Um certo senador já tinha, cantado a pedra das eleições em Nova Iguaçu

Já estava escrito ou será que um senador já tivesse dito que isso iria acontecer e ninguém acreditou.


Como já sabemos, Bornier, do PMDB, foi eleito, prefeito de Nova Iguaçu, com 55,3 % do total de votos válidos, 207.242 votos. Será que foi uma vitória do Nelson ou uma derrota do PT, que pela primeira vez na história saiu sem candidatura própria em Nova Iguaçu, como dito em seu discurso, em reunião realizada pelo PT de Nova Iguaçu no dia 24 de Março de 2012, o senador Lindbegh afirmou a importância do PT ter candidato a prefeito da cidade e defendeu a candidatura de Ferreirinha para Prefeito. E sitou três pontos importantes que vale a pena esclarecer, os boatos que rolam por Nova Iguaçu afora, dizem que a Sheila perdeu as eleições por que o Senador não veio caminhar com ela em Nova Iguaçu. Veja os pontos que tiraram Lindbergh das eleições de Nova Iguaçu:

"Eu não tenho nada contra Sheila, pessoalmente gosto dela, apoiar Sheila é dar vitória a Nelson Bornier. Vocês acham que tem chance, se tivesse chance eu aceitava queria discutir, mas não tem é entregar pro Bornier".

"Para nossos candidatos a Vereador é um desastre, sair sem candidatura própria sem a marca do PT, se vacilar a legenda não elege nenhum vereador, nós não devemos se apequenar".

"Se a gente não tiver candidatura própria sabe o que estão fazendo comigo também estão me colocando pra fora da eleição de Nova Iguaçu, estão me tirando do jogo, eu não botaria a cara se não tivesse certeza que nos vamos com a candidatura pra ser prefeito de Nova Iguaçu. junto com a presidenta Dilma, a gente elegendo prefeito nós vamos com tudo fazendo o que falta ser feito em Nova Iguaçu".

Veja o vídeo da reunião e veja a confirmação


Agora parem para analisar e veja o que realmente aconteceu, antes de acreditarem nos boatos. E vejam quem perdeu a eleição.