sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SAMU de Nova Iguaçu não faz atendimentos há um mês

Situação muito complicada mesmo, eu mesmo já precisei também, e sem sucesso, recorri aos Bombeiros do Batalhão de Nova Iguaçu, que como sempre usaram sua boa fé e me orientaram. "Ainda bem que Sheila não foi reeleita né Prefeita. E essa culpa também é do Lindbergh'?

O RJTV desta quarta-feira (21) denunciou o descaso com o dinheiro público e com a saúde da população. Há um mês, o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, não realiza nenhum atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quase todas as ambulâncias estão paradas, sem condições de uso.

No depósito de carros apreendidos em Nova Iguaçu, seis ambulâncias do Samu se deterioram com o tempo. Algumas com a lataria amassada e outras cheias de ferrugem. Elizeth mora ao lado do terreno e conta que já precisou do Samu para socorrer um vizinho, sem sucesso.

“Não veio, não apareceu ninguém e o rapaz acabou morrendo dentro de casa”, disse Elizeth Cardoso.

Nesta quarta-feira, a equipe do RJTV tentou chamar uma ambulância do Samu, mas não conseguiu ser atendimento.

As ligações caem em uma central de regulação, que passa por uma reforma. É desta central que técnicos avaliam a necessidade de enviar ambulâncias para socorrer os pacientes. O problema é que seis das sete ambulâncias do posto de Nova Iguaçu estão quebradas.A única que tem condições de ir para as ruas, está com a parte elétrica ruim e só pode circular de dia.

Um funcionário, que não quis se identificar, também denunciou a falta de estrutura dentro das ambulâncias.

“A falta de material é precário, como colar cervical, red block, prancha, cinto aranha, os materiais que compõem a ambulância. Há muito tempo não é reposto. Dói muito, a gente às vezes quer fazer o melhor pra população, só que a gente não tem suporte”, disse.

Parte da verba do Samu é originária do Ministério da Saúde. Desde janeiro, foram depositados R$1,7 milhão de reais na conta da prefeitura. Dinheiro destinado a manter as ambulâncias, comprar materiais e pagar funcionários.

A direção da central que administra o serviço do Samu na Baixada Fluminense criticou, nesta quarta, a falta de ambulâncias para atender a população de Nova Iguaçu. Um ofício já foi enviado ao Ministério da Saúde pedindo providências.

“Situação complicada. Obrigada a deslocar ambulâncias de outros municípios para socorrer Nova Iguaçu”, disse o coordenador do Samu da Baixada, Antonio Dieb.

O diretor conta que o Samu de Nova Iguaçu está há um mês sem realizar nenhum atendimento. Uma dona de casa também tentou contato nesta quarta-feira com a central e não conseguiu. Ela foi socorrida no carro de um vizinho.

“Só fica musiquinha”, disse Sueli da Costa.

A secretaria de saúde de Nova Iguaçu informou que tem uma frota de 10 ambulâncias e que apenas cinco estão funcionando, fazendo serviços diários no município. Disse ainda que tem notificado regularmente a empresa responsável pela manutenção dos veículos, mas não informou o nome da empresa.

Já o Ministério da Saúde informou que uma auditoria está sendo instalada para investigar a situação no município. E que vai solicitar a devolução dos recursos federais repassados caso seja constatada alguma irregularidade.

Um comentário:

  1. Acredito que o Lindberg Sem noção Faria,deixou sua cartilha de como desgovernar com sucesso e Sheila seguiu a risca.Começando pela escolha do seu coringa José Rogério.Ela perdeu feio, será que a cartilha do cascateiro estava vencida ?

    ResponderExcluir