quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alunos de Nova Iguaçu estão sem merenda desde o início do ano letivo

Não, Não isso não!!! Tirar comida da boca das crianças, ainda tem coragem de dizer que é candidata a reeleição
Ana Paula e os filhos: preocupação com a comida na escola 
Fonte: Jornal Extra

As 126 escolas municipais de Nova Iguaçu iniciaram o ano letivo à espera de merenda escolar. Produtos perecíveis como iogurte, carnes, verduras e frutas ainda não foram entregues apesar de as aulas terem começado no início do mês de fevereiro e recomeçado, após a semana de carnaval, na segunda-feira passada.

Ontem pela manhã, por exemplo, os 758 alunos da Escola Municipal Pera Flor, no bairro Prados Verdes, receberam feijão, farofa e massa na hora do intervalo. Eram os alimentos que ainda restavam na despensa da unidade.

Mãe de uma aluna da Pera Flor, a dona de casa Ana Paula Andrade, de 30 anos, afirma ter tirado a filha Lorrane, de 10 anos, do turno integral da escola por causa da constante falta de merenda.

— É mais fácil ela estudar somente de manhã e almoçar em casa, do que ficar na escola o dia inteiro comendo qualquer coisa. O problema é que há alunos que fazem na escola a principal refeição do dia — opinou Ana Paula.

A dona de casa destacou ainda a constante falta de gás na instituição. Por este motivo, segundo ela, os alunos também acabam ficando sem merenda.

Medo de saques

A Secretaria municipal de Educação de Nova Iguaçu admitiu a falta de abastecimento de toda a rede e garantiu que o fornecimento de merenda escolar na rede será normalizado até o fim da próxima semana. Os produtos ainda não teriam sido entregues por conta do recesso de carnaval. A secretaria informou que marcou a entrega dos alimentos para depois do feriado por temer saques enquanto as escolas estivessem fechadas.

As 126 unidades recebem 87 itens alimentícios, que incluem iogurte, leite, frutas, legumes, carnes vermelha e de frango, derivados de soja, sucos, biscoitos, geléia e queijo. Os produtos são fornecidos por três empresas.

A Secretaria esclareceu também que a Escola municipal Pera Flor não está com falta de gás e que ontem à tarde chegou a receber entrega de uma das empresas, que fornece frango, maçã, leite fermentado e suco de maracujá. Outra escola do mesmo bairro, Aimée Carreiro Figueiredo, também foi beneficiada ontem pelos mesmos alimentos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONFIRMADO... Rogério Lisboa será o candidato a Prefeito em Nova Iguaçu

Lá vem um candidato a Prefeito confirmado. Salve-se quem puder!

Em Nova Iguaçu foi confirmado a candidatura do ex-Deputado Federal Rogério Lisboa, que poderá ter um vice do PR ou do PSDB.

Graças a aliança entre DEM e PR para as eleições municipais de outubro no estado. selada na tarde desta segunda dia 27 de Fevereiro. Os ex-adversários, o Deputado Federal e ex-Governador Anthony Garotinho, e o ex-Prefeito do Rio Cesar Maia, que já trocaram críticas ferrenhas no passado, trocaram elogios e concentraram a mira no PMDB do Prefeito Eduardo Paes e do Gov. Sergio Cabral. Esta foi a primeira vez que os dois aparecem juntos em um evento público depois que a coligação foi costurada.

O PR terá o apoio do DEM em 63 municípios. Já o DEM terá o apoio do PR em quatro cidades, incluindo a capital.

Diocese de Nova Iguaçu pede que mais hospitais sejam construídos na Baixada

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria municipal de Saúde e do Hospital Geral de Nova Iguaçu, recebeu uma carta emitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entregue na abertura da 49ª Campanha da Fraternidade 2012 na Baixada Fluminense, dia 25 de fevereiro, em Queimados. O tema deste ano é “Saúde Pública” e, na carta, a Igreja Católica faz “um forte apelo para que sejam construídos e funcionem a contento mais hospitais públicos, já que o Hospital Geral de Nova Iguaçu não tem condições de atender a demanda numerosa”.

“Que as autoridades possam promover políticas públicas e qualidade de vida, para termos uma Baixada saudável. Temos consciência de que temos dado bons passos, mas ainda há muito a caminhar”, declarou o responsável pela Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, antes de entregar a carta às autoridades dos sete municípios da diocese. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Melo Reis, e Dr. Romildo Carneiro, assessor da Direção do Hospital da Posse, representaram o município de Nova Iguaçu e receberam a carta cujo título é “A saúde pública pede socorro”.

A Campanha da Fraternidade é realizada pela CNBB todos os anos e tem o objetivo de despertar a solidariedade dos membros da Igreja Católica e de toda a sociedade, buscando uma solução para um problema sério que envolva toda a nação. Dom Luciano e dezenas de párocos fizeram uma procissão em volta do “esqueleto” do Hospital Geral de Queimados juntamente com cerca de cinco mil fiéis, segundo a Prefeitura de Queimados. Depois foram ao Ginásio da Escola Municipal Metodista, onde foi celebrada uma missa da abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012 na Regional da Baixada Fluminense.

Saiba mais...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Criancinhas de Nova Iguaçu são deixadas sem merendas. Só tem água na escola

É assombroso, é crime!!! O que estão fazendo com os alunos do Ensino Fundamental, principalmente nas áreas mas carentes da cidade.

Fonte: Bairro Danon
Escola Profº Newton Gonçalves de Barros - Portão principal (entrada e saída de alunos).
Detalhe: Não existe nenhum letreiro com o nome da unidae escolar.

Por Alcy Maihoní – Conselheiro Municipal de Educação
Ouvindo algumas denuncias de “Mães do Danon”, fui HOJE ao bairro vizinho, visitar a Escola Municipal Profº Newton Gonçalves de Barros, sito a Rua Carolina Sender, 84, localizada, no Jardim Nova Era/Nova Iguaçu/RJ e infelizmente as denuncias são verídicas. Não existe merenda na escola, não existe desjejum, antes do carnaval, a direção, ainda distribuiu na primeira semana de aulas pequenos biscoitos (bolachinhas). Mas agora nem isso, só tem água, nada mais.

Procurei a diretora e fui atendido pela Coordenadora Político Pedagógica, de nome Marli, que através de uma janela de vidro fumê da ante-sala da pequena secretaria, passou a informação de que não existe nenhuma previsão da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, do envio dos gêneros alimentícios. Uniformes e livros didáticos idem, isto é, sem previsões de entrega.


Sinceramente é muita pretensão e cara de pau, Sheila Gama (PDT) pensar em concorrer as eleições 2012. O que revolta mais é as contas da merenda serem aprovadas (2009, 2010), mesmo não havendo as devidas fiscalizações. Agora em 2012, as contas do exercício 2011, com certeza serão também aprovadas. O povo tem que dar um basta, uma vez por todas e dizer NÃO a Reeleições. Cadê a turma dos direitos humanos? Cadê o CMDCA, MP, Comissão de Educação da Câmara? Nossas crianças estão sozinhas... quem poderá defende-las? 

O VOTO será a unica arma que temos no momento? mas até lá... como fica a educação? Para fechar por causa destas mazelas, a média do IDEB de Nova Iguaçu é de 3,9 - menor do que a média do Brasil.

Hospital da posse em Nova Iguaçu, descasos sem fim

Diversos casos sem explicação, sempre a mesma desculpa. 
Agora mãe perder um bebê, perder uma vida por irresponsabilidade. 
O dobro da capacidade de pacientes em uma emergência.
Quando isso vai mudar, Alguém pode explicar?

Fonte: R7


Bebê cai no chão em trabalho de parto bate com a cabeça no chão e morre, a família da adolescente que teve o bebê ficou desesperada pois a menina foi transferida sem os familiares saberem sequer pra onde. A adolescente disse aos parentes que ficou sozinha horas, nisso entrou em trabalho de parto, o bebê caiu e morreu.
No outro caso um senhor recebeu um medicamento errado, que inchou todo o corpo do paciente, remédio então que seria pra outro paciente.  A polícia foi até o Hospital Geral de Nova Iguaçu para intimar médicos e funcionários. 

A direção do hospital informou que o problema é antigo, que pacientes vêem de outros municípios. 120 pacientes numa emergência que só cabem 53, mas que o dobro.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Polícia abre inquérito para apurar troca de pacientes no Hospital de Nova Iguaçu

De fato, coisas que só acontecem no Hospital da Posse...
Fonte: Jornal do Brasil


A 58ª DP (Posse) instaurou um Inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte de Hilda Oliveira dos Santos, ocorrida no dia 21 de fevereiro, no Hospital Geral de Nova Iguaçu, que foi confundida com outra paciente.

Durante as investigações serão ouvidos familiares das pacientes envolvidas e os funcionários responsáveis pela transferência. Também serão solicitados os prontuários médicos para a apuração dos fatos.

Ontem, a direção do hospital informou que abriu uma sindicância para investigar a troca de duas pacientes durante uma transferência para o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), em Lins de Vasconcelos. Em nota, a unidade da Baixada disse que as pacientes Hilda de Oliveira e Hilda Oliveira dos Santos estavam internadas na sala amarela da emergência, com o mesmo diagnóstico.

Hilda Oliveira dos Santos, 75 anos, moradora de Nilópolis, também na Baixada, deveria ter sido transferida para o Hospital Naval Marcilio Dias, mas morreu à 00h30 da última terça-feira (21). No entanto, quando a equipe do Marcílio Dias chegou ao hospital, às 14h30 do mesmo dia, levou a paciente Hilda de Oliveira, de 60 anos, moradora de Mesquita.

Ainda segundo a nota, a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGNI havia solicitado a ambulância na manhã de segunda-feira (20). A assessoria do hospital disse que ainda não sabe de onde partiu e como ocorreu o erro durante a transferência.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Outra família de Nova Iguaçu acusa vizinho por estupro

Dois casos em menos de uma semana, outra vez um vizinho pode ser suspeito de abuso sexual, e dessa vez de uma menina de oito anos. Como disse anteriormente: "Justiça vamos agir com mais rigor" com a Polícia e apurarem os fatos pra termos certeza do que realmente aconteceu.

A família de uma menina de oito anos afirma que um vizinho de 20 anos de idade a estuprou em um beco entre as casas, em Nova Iguaçu.

A mãe pediu ao vizinho para cuidar da criança enquanto ela ia buscar uma mamadeira nova perto de casa. Quando voltou a filha estava sangrando e contou que o homem a tinha machucado.

O jovem saiu do bairro por medo de represália. Familiares afirmam que ele defende sua inocência.

O caso foi registrado na Delegacia da Posse, que passou a investigar o caso. O resultado preliminar do exame de corpo delito deu positivo para relação sexual forçada. A menina passou a receber medicamento contra o vírus da Aids.



Veja a postagem anterior que mostra o outro caso, bit.ly/wIZ00j

Jovem leva tiro e morre ao reagir a cantada durante carnaval de rua em Nova Iguaçu

Segurança total no carnaval do Rio, enquanto isso "Chora Nova Iguaçu", o assassino ainda fugiu.

Fonte: Jornal Extra
Uma jovem de 21 anos foi vítima de um crime bárbaro na madrugada desta quarta-feira. Por volta das 4h, Ana Elizabeth de Oliveira, de 21 anos, estava numa festa de carnaval na Rua Professora Marli Pereira de Carvalho, no Bairro da Grama, em Miguel Couto, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, quando um homem aproximou-se e começou a assediá-la. Ana reagiu, empurrando o desconhecido e lhe dando um tapa. Ele, então, puxou uma arma e atirou na testa da jovem, que morreu no local. O acusado fugiu. As informações são de policiais militares do 20º BPM (Mesquita). O caso foi registrado na 58ª DP (Posse).

Vizinho é preso por estrupo em Nova Iguaçu

Este é o sinal de tanta impunidade, justo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e no Rio de Janeiro são registrados diversos casos. Justiça vamos agir com mais rigor, um homem como este não pode ser souto em 4 meses.

Fonte: R7


Aqui em Nova Iguaçu, homem foi preso por suspeita de estuprar a vizinha de apenas 11 anos. E não é a primeira vez não que esse mesmo homem foi preso não, só ficou preso por 4 meses anteriormente pelo mesmo crime. Delegada afirma que muitos casos como estes são registrados diariamente nas delegacias de Nova Iguaçu e na maioria das vezes o inimigo mora na mesma casa.

Veja o vídeo:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estudantes de Nova Iguaçu fazem grito de Carnaval contra a dengue

Ótima atitude parabéns.

Fonte: Jornal O Dia

Preocupados com o avanço do número de casos da dengue, mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Vereador Helcio Chambarelli, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, farão um grito de “Carnaval contra a dengue” nesta quinta-feira, às 10h. O “bloco” dos estudantes sairá pelas ruas do bairro Nova América, tendo à frente um trio elétrico com a banda de fanfarra da escola. O objetivo é conscientizar a população dos riscos da doença e explicar como isto pode ser evitado.

Os “foliões” distribuirão folhetos explicativos, feito pelos próprios alunos, com medidas preventivas contra a dengue, como não deixar água parada, não acumular garrafas pet, pneus e reutilizar estes produtos de forma sustentável. No bloco, os alunos vão utilizar chocalhos feitos de pet e mostrar que é possível transformar o material e ao mesmo tempo cair na folia. A diretora da unidade escolar, Luciana Oliveira, disse que quem quiser participar do grito de “Carnaval contra a dengue” é só se unir ao grupo.

Além dos folhetos, a meninada vai caminhar com faixas com frases de prevenção a dengue, que preocupa com o avanço do sorotipo 4, que já predomina com 61,7% dos casos no município do Rio e já surgiu também em Nova Iguaçu e Mesquita.

A concentração será na Rua da Saudade, em frente à unidade escolar, e seguirá até a Rua Belo Horizonte. Já à tarde, a partir das 13h, haverá palestra para os pais no interior da escola e para os alunos do 1º ao 4º ano.

Em Nova Iguaçu, aulas começaram, mas alunos usam uniforme do ano passado

Quer dizer então que as crianças que entrarem em alguma escola municipal neste ano de 2012, vai esperar até abril pra receber seus uniformes, E de frio "ainda por cima" se o calor tiver de rachar, Coitadinhas das crianças.

Fonte: Jornal Extra


Os alunos da rede pública de Nova Iguaçu começaram o ano letivo sem receber uniformes e materiais escolares. A prefeitura anunciou como novidade, neste ano, a entrega de um kit escolar composto por 20 itens. A previsão é que o material chegue às mãos dos cerca de 65 mil estudantes da rede municipal — distribuídos em 126 escolas — só em abril. E as roupas serão para inverno: casacos, meias e calças compridas.

Um dos alunos que iniciaram o ano letivo no dia 6 de fevereiro com uniforme antigo é Welison Cerqueira, de 15 anos. Estudante do 7 ano na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, o adolescente conta que ficou sabendo, anteontem, da entrega dos uniformes. Mas de inverno.

— Só hoje (ontem) fomos avisados, mas não disseram quando o material vai chegar. Se for como no ano passado, quando recebemos a blusa e o tênis em agosto, deve demorar um pouco — disse Welison, ao lado da colega Ana Carolina Lourenço, que tem ido à escola com roupas comuns.

Yasmin Brasil Pinha, também da mesma classe, vestia ontem o uniforme do ano passado, ainda com mensagens de fim de ano escritas por colegas e professores. Neste ano, a estudante não ganhou camisas novas.

Na Escola Municipal Doutor José Fróes Machado, mães de alunos contaram que receberam uma lista da direção com os materiais escolares que deveriam providenciar.

— Só deu para comprar a metade — disse Suelen da Conceição, cuja filha tem ido à escola ainda sem uniforme.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que neste ano só serão entregues roupas de frio, já que as de verão foram distribuídas em agosto do ano passado.

Sesi Nova Iguaçu vai promover atividades gratuitas no ‘Dia do entretenimento



No dia 26 de fevereiro, domingo, o Sesi de Nova Iguaçu promove uma tarde de lazer com várias atividades, das 13h às 17h. Dentre elas, shiatsu, aula de Ginástica, medição de índice de massa corporal (IMC) com orientação para a prática de atividade e oficina de slackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, indicado para todas as idades, e que tem como benefícios a queima de calorias, aumento da concentração e coordenação motora. A entrada é franca.

Os interessados devem comparecer à secretaria do Sesi e levar um quilo de alimento não perecível para trocar por um ingresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-0231231 ou pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br. O Sesi Nova Iguaçu fica na Rua Gerson Chernicharo, s/nº - Bairro da Luz.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto ‘Cordel com a corda toda’ promove inclusão social e corrige déficit educacional em Nova Iguaçu


Fonte: Jornal Extra

Um grupo de alunos de produção cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) levou a cultura de cordel para dentro de três escolas municipais de Nova Iguaçu. O projeto Cordel com a corda toda ganhou visibilidade e está entre os dez finalistas do prêmio Rio Sociocultural 2011, que terá premiação em março, no Rio de Janeiro.

Os dez projetos finalistas vão ganhar R$ 3 mil e os cinco vencedores ganharão mais R$ 5 mil cada.

O Cordel com a corda toda começou a ser desenvolvido em 2010 como workshows, uma espécie de oficina, com apresentações de repentistas. Ano passado ganhou o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu e patrocínio da Casa da Moeda e Eletrobras e foi reformulado para ser feito com oficinas, que atendem a cerca de 500 crianças e adolescentes, fora do horário escolar.

De acordo com um dos gestores do projeto, Tiago Ramires, o objetivo inicial era resgatar a cultura popular, mas a iniciativa gerou outros frutos.

— O principal resultado é a correção do déficit educacional. Com a prática do cordel, os alunos acabam escrevendo melhor, passam a ter leitura e interpretação de textos melhores e, consequentemente, melhoram as notas na escola — revelou Tiago.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dengue 4 chega a Nova Iguaçu

Pneus abandonados e os mosquitos se proliferam por toda Nova Iguaçu, isso é o cúmulo da irresponsabilidade. 
Pneus abandonados na Estrada Velha de Santa Rita, em Nova Iguaçu
Fonte: Jornal Extra

Os moradores de Nova Iguaçu devem redobrar a atenção: o vírus tipo 4 da dengue chegou ao segundo município mais populoso da Baixada Fluminense. Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus também em Niterói e no Rio de Janeiro. Nas primeiras cinco semanas de 2012 foram notificados 4.681 casos da dengue no estado. Mas, pelo menos até agora, nenhuma morte. Para o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria municipal de Saúde do Rio, Márcio Garcia, o crescimento do número de casos de dengue já aponta para uma epidemia, cujo pico deve ocorrer entre março e maio.

Nas cinco primeiras semanas deste ano, o Rio, por exemplo, registrou 2.625 casos da doença, um aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o município registrou 1.628 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria municipal de Saúde.

Diante do avanço da doença, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Coordenação de Vigilância Ambiental, vem aumentando, por exemplo, a coleta de pneus em desuso para ajudar no combate à dengue. Na primeira quinzena de janeiro foram recolhidos cerca de dois mil pneus no município. Abandonado ou armazenado inadequadamente, o material pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Sem imunidade

Existem quatro tipos de vírus da dengue: 1, 2, 3 e 4. Uma vez que uma pessoa adquire dengue por um tipo de vírus, ela adquire imunidade contra aquele tipo, mas não contra os outros. Como o tipo 4 não circulou antes no Brasil, em tese, ninguém está protegido.

Febre e dores

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, todos os vírus produzem sintomas semelhantes: febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, prostração e manchas vermelhas no corpo.

Quem teve, cuidado

Alguns estudos apontam para um maior risco de desenvolvimento de formas graves em pessoas que já contraíram dengue anteriormente, o que é particularmente importante no estado do Rio, onde parte significativa da população já teve a doença.

Cartão da dengue

Toda pessoa com dengue deve receber o cartão de acompanhamento da doença. No cartão, constam informações sobre dia, horário e local das reavaliações, como preparar o soro caseiro, os sinais e sintomas de gravidade da doença.

Diagnóstico

O diagnóstico é, na grande maioria das vezes, clínico, através da avaliação dos sinais e sintomas da doença. Em alguns casos, em que o diagnóstico pode não estar tão claro e nos casos graves, são utilizados alguns testes como NS1, Elisa, entre outros.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu ignora decisão judicial e deixa criança com doença grave sem remédio

Não dá pra entender, porque tirar os remédios de uma criança que luta pela vida. 
Fonte: R7

Mesmo com uma decisão judicial favorável, a família de uma criança que vive em Nova Iguaçu, denuncia que, há três meses, o município deixou de oferecer os medicamentos para o tratamento do menino, portador de uma grave doença.

Gustavo Ferreira, de 10 anos, sofre de paralisia cerebral e tem problemas em seu metabolismo que causam convulsões frequentes. Para ter acesso aos medicamentos de uso controlado, a mãe do menino, Rosa Ferreira, teve que recorrer à Justiça, que obrigou o município a fornecer os remédios. Desde novembro do ano passado, no entanto, a decisão não é cumprida.

- Depois que meu filho fechar os olhos, não vai adiantar mais. Ele quer viver. E a gente vai lutar para garantir esse direito a ele.

Sem receber os medicamentos, as crises convulsivas se tornaram mais frequentes. Com um salário mínimo, é possível comprar apenas metade dos remédios que ele precisa.

- Ele me dá forças. O sorriso dele é um estímulo de vida.

A Defensoria Pública do Estado do Rio lembrou que já existe uma sentença que obriga o município a entregar os remédios todos os meses e orientou a mãe da criança a procurá-los novamente para atualizar o laudo e o orçamento com os custos.

Veja o vídeo:

Volta às aulas, pode causar mais transtornos no trânsito de Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu foi procurada para saber se haverá esquema especial de trânsito para a volta às aulas, mas não obteve resposta.


Fonte: Jornal de Hoje

O ano letivo nas escolas particulares e do município ainda não começou, mas o nó no trânsito de Nova Iguaçu já evidencia o aumento do transtorno de motoristas e passageiros a partir da próxima semana, quando o volume de veículos nas ruas será ainda maior com a volta às aulas.

Um dos pontos mais complicados e que gera mais reclamações é o viaduto da Posse. Dois anos após sua duplicação, os constantes engarrafamentos parecem ser um problema ainda sem solução.
“No início, parecia que daria certo e que o trânsito fluiria melhor. Mas a sensação que tenho é que, com a duplicação, mais pessoas utilizam seus carros por acreditarem na melhoria. O resultado é este: trânsito caótico na ida e na volta do trabalho”, lamentou o comerciante Paulo César Rodrigues, 50 anos.

Segundo Paulo, há dias em que o congestionamento começa já no bairro Três Corações e se agrava na altura da 58ª DP (Posse). O engarrafamento é ainda mais crítico na descida do viaduto e só desafoga após o 4º Grupamento de Bombeiro Militar, na Avenida Governador Roberto Silveira, já no centro de Nova Iguaçu. Os horários mais críticos são entre 6h e 9h e após as 17h.


“Levo cerca de 40 minutos da minha casa até o trabalho, isso com o trânsito já complicado. Com o início do ano letivo esse tempo deve dobrar. Assim acontece todos os anos”, afirmou.