segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Mobilidade Urbana" em Nova Iguaçu, anda em baixa. Veja alguns problemas e soluções

Aqui alguns problemas que passageiros passam diariamente no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, as empresas fazem o que querem. Por qual motivo usam um viaduto como baia para embarque de passageiros? E a Via Ligth será que tem jeito? 

Carro parado no meio, interrompendo o trânsito e motorista do Penha quase atropelou a fila

- Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu

Depois que este serviço público foi entregue a iniciativa privada houve uma melhora bastante visível, mas hoje o que está me afligindo é o tratamento dado aos trabalhadores (passageiros) deste município. As empresas de ônibus, entre elas, cito as Viações Costeira e Cidade do Aço, Linha. 405 T – Nova Iguaçu – Barra da Tijuca e a Viação Nossa Senhora da Penha, em diversas linhas. Devido o pequeno espaço de localização, ou o tamanho das baias, trabalhadores (passageiros) enfrentam diariamente 3 (três) ou 4 (Quatro) filas para embarcarem para a Barra de Tijuca. Nas baias da Nossa Senhora da Penha em relação às filas não é diferente, sem contar que eles cansam de parar os carros no meio para embarque de passageiros interferindo a passagem dos outros carros, contribuindo para o atraso nas outras linhas. Mas problema maior está nas linhas que vão a Bangu e Penha, que para acelerar o escoamento de passageiros, carregam as filas, na descida da escada que liga o terminal à Av. Governador Roberto Silveira, dificultando o deslocamento dos idosos e deficientes físicos; além do perigo na hora de atravessar a Avenida, quando os ônibus estão na calçada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), correndo risco de atropelamento.

- Via Light

Para melhorar o fluxo do trânsito, usar os guardas de trânsito no escoamento dos sinais da Via Light, atuando sincronizados nas pistas de subida e descida. Um outro ponto é a transição de linhas de transmissão de energia elétrica das Furnas para subterrânea aproveitando mais os espaços.

Nos dias atuais, as linhas subterrâneas representam a solução mais adequada para a transmissão de energia elétrica em alta tensão. Elas contribuem para a preservação do meio ambiente, geram campos eletromagnéticos reduzidos respeitando as normas ambientais e diminuem a poluição visual nas áreas urbanas.

Largamente empregadas na Europa e nos Estados Unidos, esta é também a tendência nos modernos projetos brasileiros.

Importantes obras atualmente em construção contemplam a transmissão subterrânea de energia. Cidades como São Paulo já possuem regulamentação específica* prevendo a substituição.

- Transporte Alternativo

A possibilidade da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, criarem um projeto, de instalação de validadores de cartões Rio Card, pois muitos trabalhadores se privam do transporte alternativo pelo motivo das passagens serem depositados nos cartões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário