Parabéns pela iniciativa, Nova Iguaçu realmente precisa de uma medida drástica para mudar pra melhor esse município
Tema discutido ontem na Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu: “Mobilidade Urbana – Nova Iguaçu: Movimento de Todos”, teve o compromisso e preocupação dos poderes legislativo e executivo em resolver o problemas de Nova Iguaçu.
A abertura da Audiência na Câmara Municipal foi feita pelo presidente da casa, o vereador Maurício Morais que ressaltou a importância do tema para evolução e solucionar os problemas da população iguaçuana, em seguida, passou o comando da presidência para o responsável pela organização da Audiência, o vereador Carlos Ferreira.
Ferreirinha expôs alguns dados estatísticos, falou da necessidade da criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável, e ainda fez uma exposição sucinta da legislação federal e municipal que tratam da mobilidade urbana.
O professor Orrico do Programa de Engenharia de Transportes, COPPE/UFRJ, fez uma exposição com ênfase no transporte público, ressaltando que mais de 80% das pessoas se deslocam através do transporte público. Explicou ainda que a mobilidade é um direito fundamental para o pleno desenvolvimento das famílias e imprescindível para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Por fim, apresentou quatro desafios:
1 – Redesenhar a rede de transporte para apoiar a nova forma multipolar das cidades;
2 – Incrementar a eficiência do transporte público e reduzir os custos para a população;
3 – Impor ações de redirecionamento do uso dos automóveis para não pressionar por mais infraestrutura e;
4 – Refazer as bases do financiamento tanto para a infraestrutura quanto para a operação.
Ao final da Audiência, o vereador Ferreirinha propôs a união de todas as organizações em um Pacto pela Mobilidade Urbana, cujo objetivo será buscar soluções conjuntas para os problemas ali levantados e discutidos.
Veja as outras fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário