quinta-feira, 18 de abril de 2013

1ª Audiência Pública de 2013, Aponta e promete resolver o caos de Nova Iguaçu

Parabéns pela iniciativa, Nova Iguaçu realmente precisa de uma medida drástica para mudar pra melhor esse município

Tema discutido ontem na Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu: “Mobilidade Urbana – Nova Iguaçu: Movimento de Todos”, teve o compromisso e preocupação dos poderes legislativo e  executivo em resolver o problemas de Nova Iguaçu.

A abertura da Audiência na Câmara Municipal foi feita pelo presidente da casa, o vereador Maurício Morais que ressaltou a importância do tema para evolução e solucionar os problemas da população iguaçuana, em seguida, passou o comando da presidência  para o responsável pela organização da Audiência, o vereador Carlos Ferreira.

Ferreirinha expôs alguns dados estatísticos, falou da necessidade da criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável, e ainda fez uma exposição sucinta da legislação federal e municipal que tratam da mobilidade urbana.

O professor Orrico do Programa de Engenharia de Transportes, COPPE/UFRJ, fez uma exposição com ênfase no transporte público, ressaltando que mais de 80% das pessoas se deslocam através do transporte público. Explicou ainda que a mobilidade é um direito fundamental para o pleno desenvolvimento das famílias e imprescindível para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Por fim, apresentou quatro desafios:


1 – Redesenhar a rede de transporte para apoiar a nova forma multipolar das cidades; 

2 – Incrementar a eficiência do transporte público e reduzir os custos para a população;

3 – Impor ações de redirecionamento do uso dos automóveis para não pressionar por mais infraestrutura e; 

4 – Refazer as bases do financiamento tanto para a infraestrutura quanto para a operação.

Ao final da Audiência, o vereador Ferreirinha propôs a união de todas as organizações em um Pacto pela Mobilidade Urbana, cujo objetivo será buscar soluções conjuntas para os problemas ali levantados e discutidos.

Veja as outras fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário