sábado, 21 de abril de 2012

Artesanato muda a vida de moradoras de Nova Iguaçu


Fonte: Jornal Extra

Com mãos habilidosas, um grupo de mulheres da Baixada Fluminense está costurando um futuro promissor, através do artesanato.

Juntas, elas têm talento, bom gosto e o que chamam de faro para detectar o que pode render uma boa peça. Maria Aparecida Melo, de 49 anos, está mudando a realidade das moradoras de Prados Verdes, em Nova Iguaçu, mostrando à comunidade que é possível ganhar dinheiro com o lixo:

— Eu crio bijuterias, que ninguém diz que é com pet — afirma, com orgulho, a criadora do grupo Arte Fato.

Cidinha, como é conhecida na comunidade, ganha cerca de R$ 1 mil por mês, com a venda dos produtos no catálogo e tem orgulho em dizer que faz com as mãos o seu salário:

— A renda depende muito do mês. No ano passado, próximo ao Natal, ganhei R$ 4 mil — comemora a artesã.

Para Cristine de Souza Andrade, de 47 anos, o artesanato sempre foi terapia. Com um filho doente, portador de paralisia cerebral, o crochê era distração e alento:

— Tive que largar o trabalho. A saúde do meu filho exigia dedicação integral. Foram 19 anos brincando com as linhas. Quando ele morreu, em 2009, eu tinha muita coisa pronta e aí surgiu a ideia de vender os produtos.

Mas vender onde? Foi nessa época que Cristine, conheceu a Rede Asta que, que desde 2009, ajuda as artesãs a venderem seus produtos. A empresa cria um portfólio a cada quatro meses, com itens de moda, decoração e artesanato, muitos deles feitos a partir do reaproveitamento de diferentes materiais, como garrafas pet, jornais e revistas, retalhos, fibra de bananeira e piaçava, entre outros.

Nova forma de fazer negócio 

Com materiais reaproveitados, o grupo faz produtos cheios de charme como almofadas, bijuterias, echarpes, bolsas, chaveiros, pufes, entre outras formas de artesanato.

A venda direta é feita por conselheiras, através de um catálogo, de forma muito parecida com a das grandes redes de cosméticos. No total, 33 grupos do estado participam do catálogo.

— O que propomos é um jeito novo de fazer negócios, valorizando sempre o trabalho dos produtores. Além de disseminar a cultura de que todos nós podemos sim fazer algo para mudar — conta Alice Freitas, idealizadora e coordenadora executiva da Asta.

Os grupos são capacitados, através de programas de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário