domingo, 25 de março de 2012

Fábrica de ultraleves de Nova Iguaçu luta pelo direito de testar aeronaves no ar

A Baixada e principalmente Nova Iguaçu, precisa dos recursos desta empresa, vamos reativar. Pensem com mais carinho.
Fonte: Jornal Extra

Enquanto o destino do aeroporto de Nova Iguaçu aguarda a decisão da secretaria de Aviação Civil para voltar a funcionar, uma fábrica de ultraleves mantém viva no local um dos maiores sonhos do ser humano: o de voar.

Instalada no coração do aeródromo, a Starflight Indústria Aeronáutica Ltda. funciona há nove anos. Lá são construídos modelos de aeronaves de vários tamanhos e cores.

De acordo com o proprietário Ciro José de Queiroz Silva, de 38 anos, a empresa desenvolve projetos de aeronaves leves, conhecidas como ultraleves. Em 25 anos de existência, já fabricou mais de 2.200 unidades, que hoje operam em todos os estados brasileiros, assim como em quase todos os países da América do Sul.

As aeronaves são fabricadas sob encomenda e ficam prontas em 90 dias. Dependendo dos acessórios, o preço pode variar de R$ 50 a R$ 150 mil reais.

— O Brasil é um potencial comprador, mas os novos ricos ainda têm pouco conhecimento na área — explica Ciro.

Cada aeronave pesa no máximo 600 quilos e atinge uma velocidade de 200 quilômetros por hora. O V7, modelo top de linha, projetado pela empresa tem autonomia de voo de 6 horas: uma viagem do Rio a Porto Seguro, sem escala.

Antes a fábrica ficava em Benfica, mas como não havia pista para os testes de finalização e entrega, o proprietário se mudou para o aeroclube. Por falta de sorte, há um ano e meio a pista foi interditada para pouso e decolagem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

— Minha maior alegria será ver isso aqui funcionando a pleno vapor. Com a reativação do aeroporto poderei desenvolver a manutenção das aeronaves. Além das atividades da escola de aviação leve, que só funcionou por um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário