terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pista de skate de Nova Iguaçu completa 35 anos

O ator Enzo Câmara se emocionou ao andar na pista com jovens skatistas / Foto: George Campos
Fonte: Baixada Fácil

Quatorze desafios individuais marcaram as comemorações pelos 35 anos da pista de skate de Nova Iguaçu, a primeira da América Latina, no último final de semana. O evento, que teve o apoio da Prefeitura, contou com a participação de skatistas de São Paulo, Volta Redonda, Três Rios, Nilópolis e Nova Iguaçu, entre outras cidades. Segundo pesquisas do Instituto Datafolha, a Baixada Fluminense tem hoje cerca de 12 mil residências com skates. A pista foi inaugurada em 4 de dezembro de 1976.

O secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Fausto Azevedo, destacou que o evento marcou também um encontro de gerações de skatistas. “É uma oportunidade de os jovens se encontrarem com os mais experientes que disputaram competições nesta pista” resumiu.

O ator Enzo Câmara, 43 anos, começou a conhecer o traçado da pista de Nova Iguaçu, que fica na Praça do Skate, na década de 90. Ele se emocionou ao ver crianças e adolescentes praticando skate. “É muito legal ver esta garotada neste esporte, que é maravilhoso. O ideal seria que a Praça do Skate fosse transformada em um ponto onde a juventude pudesse ter aulas de grafismo, skate e até de teatro. O importante é movimentarmos este local com atividades culturais”, sugeriu, observando o estudante Guilherme Gomes, 12, evoluindo na pista. “Estava há um ano e meio parado, mas estou voltando. Adoro skate”, completou Guilherme, que é fã de Bob Burnquist, o principal skatista brasileiro e um dos melhores do mundo.

O presidente da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), André Viana, revelou que tem aumentado o número de mulheres praticando o esporte. “O sexo feminino está começando a gostar do skate. Hoje, o Brasil é uma das potências e só perde para os Estados Unidos”, avaliou André Viana.

Um dos organizadores do evento, Édson Andrade, lembrou que há alguns anos os skatistas eram muito discriminados. Segundo ele, a situação melhorou bastante nos últimos anos. Édson recordou de competições importantes que foram realizadas no local. “Em 1990 fizemos a Copa Nosso Fruto Limão Brahma, que contou muitos participantes. A pista de skate de Nova Iguaçu é tradicional e já sediou diversos eventos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário