sábado, 13 de outubro de 2012

Dedé da Portela ganha homenagem em praça pública de Nova Iguaçu


Os moradores de Nova Iguaçu sempre se orgulharam de Dedé da Portela. Por esse motivo a cidade ganhou um busto do cantor e compositor. A escultura foi instalada na Praça Tertuliano Potyguara, no Centro, pela Ong Trem Da Harmonia Destino Baixada.

Dedé, cujo nome de batismo é Edson Fagundes, é um dos grande nomes do mundo do samba. Nascido em Araçatuba, no interior de São Paulo, ainda criança sua família se mudou para o bairro Caonze, em Nova Iguaçu, onde Dedé permaneceu até sua morte, em 2003, aos 64 anos.

O cantor começou a vida artística na escola de samba Leão de Nova Iguaçu, em 1962. Teve mais de 250 composições gravadas nas vozes de Alcione, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Agepê, entre outros.

— Nossa intenção é dar visibilidade ao legado de um ativista, árduo defensor da cultura de origem afrobrasileira — destacou o fundador e presidente da Ong Sergio Manoel Amâncio, o Sérgio Cara Preta.

Na escola que lhe deu o apelido, Dedé foi chamado para a ala dos compositores e logo se tornou o puxador oficial da Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário