segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Mobilidade Urbana" em Nova Iguaçu, anda em baixa. Veja alguns problemas e soluções

Aqui alguns problemas que passageiros passam diariamente no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, as empresas fazem o que querem. Por qual motivo usam um viaduto como baia para embarque de passageiros? E a Via Ligth será que tem jeito? 

Carro parado no meio, interrompendo o trânsito e motorista do Penha quase atropelou a fila

- Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu

Depois que este serviço público foi entregue a iniciativa privada houve uma melhora bastante visível, mas hoje o que está me afligindo é o tratamento dado aos trabalhadores (passageiros) deste município. As empresas de ônibus, entre elas, cito as Viações Costeira e Cidade do Aço, Linha. 405 T – Nova Iguaçu – Barra da Tijuca e a Viação Nossa Senhora da Penha, em diversas linhas. Devido o pequeno espaço de localização, ou o tamanho das baias, trabalhadores (passageiros) enfrentam diariamente 3 (três) ou 4 (Quatro) filas para embarcarem para a Barra de Tijuca. Nas baias da Nossa Senhora da Penha em relação às filas não é diferente, sem contar que eles cansam de parar os carros no meio para embarque de passageiros interferindo a passagem dos outros carros, contribuindo para o atraso nas outras linhas. Mas problema maior está nas linhas que vão a Bangu e Penha, que para acelerar o escoamento de passageiros, carregam as filas, na descida da escada que liga o terminal à Av. Governador Roberto Silveira, dificultando o deslocamento dos idosos e deficientes físicos; além do perigo na hora de atravessar a Avenida, quando os ônibus estão na calçada do prédio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), correndo risco de atropelamento.

- Via Light

Para melhorar o fluxo do trânsito, usar os guardas de trânsito no escoamento dos sinais da Via Light, atuando sincronizados nas pistas de subida e descida. Um outro ponto é a transição de linhas de transmissão de energia elétrica das Furnas para subterrânea aproveitando mais os espaços.

Nos dias atuais, as linhas subterrâneas representam a solução mais adequada para a transmissão de energia elétrica em alta tensão. Elas contribuem para a preservação do meio ambiente, geram campos eletromagnéticos reduzidos respeitando as normas ambientais e diminuem a poluição visual nas áreas urbanas.

Largamente empregadas na Europa e nos Estados Unidos, esta é também a tendência nos modernos projetos brasileiros.

Importantes obras atualmente em construção contemplam a transmissão subterrânea de energia. Cidades como São Paulo já possuem regulamentação específica* prevendo a substituição.

- Transporte Alternativo

A possibilidade da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, criarem um projeto, de instalação de validadores de cartões Rio Card, pois muitos trabalhadores se privam do transporte alternativo pelo motivo das passagens serem depositados nos cartões.

sábado, 20 de abril de 2013

2 Anos de informações sobre Nova Iguaçu, 2 anos denunciando e cobrando explicações

É parece que foi ontem que resolvi criar este blog, e neste mês de abriu completa 2 anos, e vejo o resultado de tal sucesso. Um blog direcionado a todos de Nova Iguaçu, cidadãos que por vezes não tem acesso das informações da sua cidade. Hoje o que me dá um imenso prazer saber que com 2 anos conquistamos 45.972 interações, e já temos um filho pródigo o "Luto pelo Bairro" http://lutopelobairro.blogspot.com.br/, que nasceu do sucesso do Informes TOTAL, e em breve terá o mesmo sucesso
Agradeço o apoio de todos, os leitores, dos seguidores do Blog, por acessar, todos os dias o Informes TOTAL, que Deus o abençoe a todos!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pacto pela Mobilidade Urbana em Nova Iguaçu

Concordo plenamente com algumas dessa idéias, e vereador Denilson, tem solução pra acabar com as promoções do Guanabara. É só a prefeitura estudar uma possibilidade de igualar os preços do mercados locais dos bairros de Nova Iguaçu


Ainda falando sobre a Audiência Publica sobre "Mobilidade Urbana" trago alguns fatos e denuncias citados, para resolver o caos que Nova Iguaçu, e dar início a este tão esperado pacto:

Presidente da Câmara, Vereador Maurício Moraes _ "As obras de duplicação do viaduto da Dr. Barros Júnior já começam na semana que vem".

Dr. José Luiz
Dr. José Luiz Teixeira,  representante da ACINI _ "Porque as próprias empresas de ônibus não criam seus abrigos aconchegantes para tratar bem dos seus clientes, afinal nós somos clientes deles. Quando meus clientes vêem a meu escritório eles recebem um tratamento essencial, ar condicionado, água e cafezinho".

Uéliton Pessanha de Carvalho, Presidente da SICOVANI _ "Temos que acabar com aqueles pontos de ônibus na Av. Mal. Floriano Peixoto, próximo ao supermercado Guanabara. Criar alguns terminais estratégicos, porque não usar algumas praças não populosas do centro. Devemos também treinar a nossa Guarda de trânsito pois ela não funciona, e só serve para multar a todos".

Vereador Gerciano _ "A falta de transporte coletivo das 23:00 h às 04:00h".

Vereador Gilson Cunha _ " Temos na Rua Dom Walmor um grande depósito de doces que diuturnamente faz suas mercadorias são entregues, congestionando o trânsito e as calçadas".

Vereador Renato do Mercado _ "Que fosse criado um único espaço físico para criação de uma única baia para parada de ônibus, fazendo com que eles não entrassem no comércio".

Vereador Denílson Ambrósio _ " Será que não devemos, estudar uma hipótese de acabarmos com as promoções do supermercado Guanabara"

Vereador Rael _ "Para diminuir o problema no trânsito, devemos acabar com a dupla função motorista-cobrador. Dirigir, cobrar e passar troco".

Vereador Luizinho da Cerâmica _ "Falou do grau de importância das bicicletas, aplicação de bicicletários sem custo para prefeitura, ou seja, patrocinados por empresário de Nova Iguaçu".

Dr Luiz Carlos do Conselho Regional de Psicologia (CRP) _ "As pessoas estão adoecendo gravemente em consequência do trânsito".

Sub-secretário de Assistência Social Walney Costa _ "Os motoristas param no ponto para os cadeirantes e avisam que o elevador está quebrado, coisa que não deveria acontecer, o ônibus não devia nem sair da garagem com esse problema".

quinta-feira, 18 de abril de 2013

1ª Audiência Pública de 2013, Aponta e promete resolver o caos de Nova Iguaçu

Parabéns pela iniciativa, Nova Iguaçu realmente precisa de uma medida drástica para mudar pra melhor esse município

Tema discutido ontem na Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu: “Mobilidade Urbana – Nova Iguaçu: Movimento de Todos”, teve o compromisso e preocupação dos poderes legislativo e  executivo em resolver o problemas de Nova Iguaçu.

A abertura da Audiência na Câmara Municipal foi feita pelo presidente da casa, o vereador Maurício Morais que ressaltou a importância do tema para evolução e solucionar os problemas da população iguaçuana, em seguida, passou o comando da presidência  para o responsável pela organização da Audiência, o vereador Carlos Ferreira.

Ferreirinha expôs alguns dados estatísticos, falou da necessidade da criação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável, e ainda fez uma exposição sucinta da legislação federal e municipal que tratam da mobilidade urbana.

O professor Orrico do Programa de Engenharia de Transportes, COPPE/UFRJ, fez uma exposição com ênfase no transporte público, ressaltando que mais de 80% das pessoas se deslocam através do transporte público. Explicou ainda que a mobilidade é um direito fundamental para o pleno desenvolvimento das famílias e imprescindível para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Por fim, apresentou quatro desafios:


1 – Redesenhar a rede de transporte para apoiar a nova forma multipolar das cidades; 

2 – Incrementar a eficiência do transporte público e reduzir os custos para a população;

3 – Impor ações de redirecionamento do uso dos automóveis para não pressionar por mais infraestrutura e; 

4 – Refazer as bases do financiamento tanto para a infraestrutura quanto para a operação.

Ao final da Audiência, o vereador Ferreirinha propôs a união de todas as organizações em um Pacto pela Mobilidade Urbana, cujo objetivo será buscar soluções conjuntas para os problemas ali levantados e discutidos.

Veja as outras fotos

terça-feira, 16 de abril de 2013

Viradão carioca em Nova Iguaçu, termina em tragédia

É triste saber que nos dias de hoje, você não pode nem sair de casa pra curtir, pois ainda existem rivalidades antepassadas, nos falta mesmo e segurança. Quero ver agora quais providências a Globo Rio e Prefeitura, vão tomar...

O estudante Wellington Braz da Silva, de 17 anos, foi espancado até a morte na última noite do Viradão Carioca em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O rapaz assistia ao show do cantor Latino, no aeroclube daquele município, no domingo, com amigos, todos moradores do bairro Moquetá. Na última música, eles foram emboscados por outros jovens, moradores do bairro Jardim Iguaçu. Os dois grupos são rivais, segundo parentes de Wellington. Todos os que acompanhavam o estudante conseguiram fugir. Mas Wellington escorregou.

Primeiro, ele levou uma paulada na cabeça. E, quando ainda estava caído, foi cercado e brutalmente espancado com paus e pedras. Segundo os amigos da vítima, o material usado para a surra estava escondido num matagal dentro do aeroclube. Wellington ainda foi levado para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos.

O enterro do jovem aconteceu nesta terça-feira, no Cemitério Municipal de Mesquita. Cerca de cem pessoas - entre parentes e amigos - acompanharam a cerimônia. Wellington estudava no 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Milton Campos e faria prova para a Marinha, em junho deste ano.

- Meu sobrinho era um garoto tranquilo, estudioso. Não dá para entender uma coisa dessas. Ele foi vítima de uma violência gratuita. Não fazia mal a ninguém. Trabalhava como balconista desde os 15 anos - disse Adriana da Silva Neves, de 39 anos.

O caso é investigado pela 52ª DP (Nova Iguaçu).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Loja de móveis pega fogo em Nova Iguaçu



Uma loja de móveis pegou fogo na noite desta terça-feira na Rua Coronel Francisco Soares, entre as Rua Santa Luzia e a Avenida Governador Portela, no Centro de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

O local já estava fechado no momento do incêndio. Bombeiros do 4º GMB controlaram as chamas que, segundo eles, começaram por volta das 20h. O trânsito no trecho ficou interditado para o trabalho dos bombeiros até às 21h15, quando o local foi liberado.

Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe o que teria causado o incêndio, mas os bombeiros trabalham com a hipótese de que um provável curto-circuito tenha causado as chamas.


Antigo cinema de Nova Iguaçu, o Cine Iguaçu vira casa de show



O antigo Cine Iguaçu vai virar casa de shows. Sede do mais antigo cinema de Nova Iguaçu, o Vintage Hall, em frente à estação ferroviária, vai preservar o estilo art déco do velho cinema e terá decoração inspirada em campeões de bilheteria, como ‘O Campeão’ e ‘O Incrível Hulk’, e imagens projetadas de astros como Angelina Jolie e Arnold Schwarzenegger.

“Não mexemos na estrutura do cinema. Até um lustre de 1948 foi preservado”, explica o empresário iguaçuano Shelldon Marin, que estima em R$ 3 milhões o investimento no novo espaço, que será aberto no mês de junho.

O Vintage Hall (nome que remete à onda retrô) vai comportar 1.200 pessoas — 800 sentadas —, incluindo área vip, plateia e camarotes. No mezanino, onde era o andar superior do cinema, haverá seis bares lanchonetes.

A programação prevê peças teatrais, como as comédias em pé, às segundas e terças, e shows musicais de quinta-feira a sábado. “Vamos preservar a cultura do município”, revela o empresário.

Fundado em 1952, o cinema já foi palco de shows, como o de Emilinha Borba. Há cerca de dez anos, o prédio chegou a ser alugado para uma igreja, mas logo foi devolvido ao dono do imóvel. O cinema foi fechado na década de 1980.

A preocupação com a segurança é uma das prioridades do empresário, que destinou à casa quatro saídas de emergência. “Já obtivemos laudo de liberação do Corpo de Bombeiros e, agora, espero a liberação da prefeitura”, informa.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Caminhada Ecumênica pela Paz e Segurança na Baixada

"Sozinhos somos fracos, mas unidos somos fortes" Não deixe que o luto e a dor bata à sua porta para poder lutar por uma paz com justiça social. PARTICIPE! Só assim poderemos fazer uma OUTRA BAIXADA POSSÍVEL.


Fonte: Diocese de Nova Iguaçu

As Entidades que compõe o Fórum Grita Baixada, incluindo as Dioceses de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, preocupadas com a insegurança e o aumento da violência nos Municípios da Baixada Fluminense, convida a todos para participar da CAMINHADA ECUMÊNICA PELA PAZ E A SEGURANÇA, que será realizada no sábado DIA 6 ABRIL.

O objetivo desta Caminhada é sensibilizar a população sobre a grave situação de violência que afeta nossa Baixada e chamar a atenção das autoridades competentes para o aumento da violência e a urgência de uma Política de Segurança Pública específica para nossa região, assim como solidarizar-nos com todas as famílias que perderam um ente querido vítima dessa violência.

Eu só peço a Deus
Que não nos tornemos os
Indiferentes frente à droga, desemprego e
desencanto que atingem nossos jovens,
Omissos diante da violência contra nossas
crianças, jovens e mulheres,
Indiferentes diante da exploração e insegurança
no trabalho,
Omissos diante da precária política de
segurança pública,
Indiferentes ao individualismo e à ganância que
destroem o convívio e a vida.
Eu só peço a Deus que não nos tornemos
Cegos frente aos precários serviços públicos
de saúde, educação, saneamento, transporte e
ambiental na Baixada;
Eu só peço a Deus Força e solidariedade
para nos somarmos, com coragem e ousadia,
à luta pela segurança e pela vida na Baixada
Fluminense.

"O que fizeres por um desses pequeninos - que foram, e podem ser, vítimas da violência - é por mim que o fizestes".

Recomendações/solicitação:

1. Envie-nos, se possível, nomes de pessoas vítimas da violência.
2. Vistam camiseta ou blusa branca
3. Levem lenços coloridos para o momento de envio (por favor, levem mais de um para as pessoas que não levarem)
4. Cada Município leve um símbolo que represente paz para a procissão de ofertas
5. Pode haver expressões livres: faixas, fotos, cartazes, etc.
6. Levem água,chapéu, sobrinha, boné, etc.