sábado, 29 de outubro de 2011

Senhor de 53 anos espera 36 horas por cirurgia em hospital de Nova Iguaçu, afirma família

Hospital da Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu), novamente nas notícias da televisão e desta vez no RJTV.

Filha diz que família foi informada que o paciente teve morte cerebral. Hospital não confirma e explica que ele passa por exames no CTI.


Um homem de 53 anos, que teve um acidente vascular cerebral, ficou à espera de uma cirurgia no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por 36 horas depois de ter chegado passando mal. Segundo sua filha, ele teve declarada a morte encefálica.

O hospital, no entanto, informou que foi aberto um protocolo de morte encefálica do paciente na terça-feira (25), mas o diagnóstico ainda não foi confirmado. Ainda de acordo com o hospital, ele passa por exames no CTI.

A família contou que o paciente esperou 21 horas numa maca no corredor da emergência até ser atendido por um médico. Sobre o fato de o paciente ter ficado no corredor, o hospital informou que "convive com a superlotação e que apesar de o setor só ter 52 leitos, por dia 130 pessoas são internadas ali".

O hospital explicou que no dia que o homem chegou ao hospital, um sábado, não havia neurologista de plantão, mas que ele foi medicado por um clínico.

Francisco Antônio de Souza teve um acidente vascular cerebral no último dia 9 e foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, onde ficou internado até dia 22, quando teve alta. Mas sua filha Priscila, quando levou o pai para casa, percebeu que ele não estava bem.

“Nós chegamos aqui para pegar ele e ele já estava se queixando de dor na cabeça”, disse ela.

Menos de duas horas depois de ter tido alta, Francisco estava de volta ao hospital. Segundo a família, foi quando começou o drama da espera pelo atendimento.

Francisco chegou ao hospital por volta da 13h do sábado (22), informou a família. Como não havia espaço na emergência, ficou numa cadeira e só mais tarde foi colocado numa maca no corredor. Ainda segundo a família, não havia médico no plantão e o paciente só foi visto por um médico às 10h de domingo (23), 21 horas depois de ter chegado no hospital.

"Meu marido gritava socorro, até batia na gente de tanta dor e não tinha um médico para dar socorro, não tinha", disse a mulher de Francisco.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Total abandono nas áreas de lazer de Nova Iguaçu

Ambas áreas de lazer estão em total abandono, e tem outro detalhe, no governo anterior foram implantadas diversas "Academias a Céu Aberto" cadê estas academias? Vai saber. 

Agora voltando a falar das quadras, além da que está em enfase aqui em baixo, vou citar só mas 2 (duas) que já observei em outras ocasiões: A da Via Light  na próximo ao Polo Gastronômico, e a da Metrópole atrás do INSS, essa principalmente é maior vergonha pois recebe o um Projeto do Governo do Estado. Não é só essas não, ainda tem muito mais!

 "Quadra vira 'campo minado' em Nova Iguaçu" (Conexão Leitor - Jornal O Dia)
Foto: Jayme Soares
A quadra de futebol do Manhoso, no bairro da Prata, em Nova Iguaçu, é um “campo minado”, reclama o leitor Jayme Soares. “Esta é a única área de lazer dos moradores. Como não se preocupar quando nossas crianças brincam ali? Pedimos providências à prefeitura”, diz.

Bueiros sem tampas atormentam Moradores de Nova Iguaçu

Na Posse e Miguel Couto, moradores vem sofrendo o drama de bueiros sem tampas, na Estrada Luiz de Lemos, são os maiores índices.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Grande desfecho para o Transporte Alternativo de Nova Iguaçu

Estive ontem na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, para uma visita, chegando fui surpreendido por motoristas, cobradores e suas esposas, levando faixas e cartazes pedindo a aprovação de um projeto que seria votado em plenária ontem dia 26/10, o Projeto de Lei nº 251/2009 que regulamenta o transporte alternativo operado por vans e kombis na cidade de Nova Iguaçu.

Então resolvi ficar e acompanhar o desfecho dessa nobre missão dos vereadores iguaçuanos e qual seria a posição de cada um, em garantir o sustendo de centenas de famílias. E graças a DEUS, foi aprovado por unanimidade,18 (dezoito) vereadores presentes à sessão votaram positivo.

O projeto segue agora para a prefeita Sheila Gama (PDT) sancionar ou vetar. Caso haja veto, o projeto retorna à Casa Legislativa para ser novamente apreciado pelos parlamentares.

Aproveitando o momento vale a pena também ressaltar a minha posição, eu também sou a favor deste projeto, pois como foi citado ontem, "são eles que nos trazem pra casa na madrugada, onde os ônibus já param de circular". 

Agora defendendo os anseios do meu bairro, de trabalhadores que retornam pra casa de madrugada, e de muitos moradores que ainda estão sem respostas gostaria de saber porque eles acabaram com a linha JD. ROMA X NOVA IGUAÇU, nós também não somos passageiros deles ? Fica aí pergunta.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pra não ser diferente nunca, hospitais de Nova Iguaçu com atendimentos precários

CREMERJ e MP fiscalizam hospitais de Nova Iguaçu, como de costume, encontram diversos problemas na nossa saúde iguaçuana, quando isto vai mudar?  


Fonte: CREMERJ

No dia 14 de outubro, o CREMERJ esteve, a pedido do Ministério Público (MP) de Nova Iguaçu, na Unidade Mista José Antônio da Silva Rego, em Vila de Cava. Participaram da visita o conselheiro Nelson Nahon, o coordenador da seccional de Nova Iguaçu, José Estevam e a promotora de Justiça Márcia Lustosa.

A emergência, que faz cerca de 300 atendimentos diários, está com as equipes incompletas e instalações precárias. Nos plantões de sexta-feira, durante o dia, faltam clínicos e pediatras, já nos de domingo e segunda à noite, faltam pediatras.

A farmácia que atende ao ambulatório não tem antibióticos e nem medicamentos para diabetes e hipertensão. A espera é de mais seis meses, inviabilizando alguns atendimentos.

Nos dias em que não há médicos, os pacientes são encaminhados para outras unidades: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Botafogo, o Hospital da Posse; e em casos de pediatria, para a clínica particular Prontonil, pois não há regulação de vagas no município.

O agendamento de consultas e exames também é precário, já que o tempo de espera é de 15 dias a meses, dependendo do exame.

Saúde precária também no Hospital da Posse

O MP também esteve no Hospital da Posse para verificar as condições de funcionamento da emergência, dos serviços ambulatoriais e de transporte (ambulâncias).

O maior problema da unidade é a falta de leitos para atender o grande contingente populacional. A capacidade da emergência é de 52 leitos, mas há o dobro de internações, sendo preciso alocar os pacientes pelos corredores do hospital.

Há também dificuldades nos recursos humanos. A maior parte dos médicos não se fixam na unidade pela fragilidade dos vínculos empregatícios e pelos baixos salários. A Prefeitura de Nova Iguaçu abriu concurso, mas o salário oferecido é menor que R$ 2 mil.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Atitude maravilhosa de um pai que acabara de morrer por seu filho

Segundo a PM, testemunhas disseram que bandidos invadiram a casa errada

Um homem morreu e um outro ficou ferido após ser baleado dentro de casa em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com policiais militares do Batalhão de Mesquita (20º BPM), os suspeitos atiraram contra Jucimar Cabral Ribeiro, de 20 anos, mas o pai dele, Deuzimar Souza Ribeiro, 47 anos, entrou na frente para protegê-lo e acabou morto.

O jovem foi socorrido por vizinhos. Testemunhas disseram à polícia que os suspeitos se equivocaram e invadiram a residência errada. Pai e filho moravam na rua Estrada de Ferro, número 487, no bairro Praça. O grupo fugiu antes de a polícia chegar ao local.

Até as 11h, a polícia não sabia o motivo do crime. O caso foi registrado na Delegacia da Posse (58ª DP).

Corregedoria Geral da Justiça comemora resultado de mutirão do Sub-Registro em Nova Iguaçu

Mais uma ação social realizada pela Corregedoria Geral da Justiça através de sua Comissão Judiciária para Erradicação do Sub-Registro de Nascimento foi encerrada com sucesso. O mutirão, ocorrido entre os dias 17 a 20 de outubro, em Nova Iguaçu, objetivou registrar as pessoas sem certidão de nascimento, fornecer ofícios de gratuidade para 2ª via de documento, além do reconhecimento de paternidade de crianças registradas sem filiação paterna.

A iniciativa contou com a parceria da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Detran, da Prefeitura do município, além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência – Semaspv - de Nova Iguaçu, que participou orientando os requerentes a, depois de receberem seus documentos, requisitarem benefícios a que tinham direito.

O resultado foi gratificante, segundo Lívia Marinho, gerente de projetos da Comissão, que disse ainda: “o que percebemos é que a população local é muito necessitada e o fato de eles poderem ter acesso a sua certidão de nascimento vai proporcionar aumento de renda, e com isso o principal: a dignidade humana”. Foram feitos 633 atendimentos e para a gerente de projetos: “o mutirão de Nova Iguaçu fez 100% de diferença na vida dessas 633 pessoas atendidas e isso é gratificante”!

Dengue já matou 133 pessoas no Rio de Janeiro, 8 em Nova Iguaçu em 2011

Vamos lá gente vamos começar de agora liquidar esse mosquito nadador, que adora uma aguinha parada, não vamos deixar ele entrar no clima dos nossos nadadores do Pan2011 em Guadalajara, Nada de Medalhas de Ouro pra ele.
 A dengue já matou 133 pessoas no Estado do Rio de Janeiro desde o início do ano. A capital fluminense tem o maior número de mortes, 51. Depois vem Duque de Caxias, nove, e Nova Iguaçu, 8 (oito). De acordo com relatório divulgado na quarta-feira (19 de Outubro) pela Secretaria Estadual de Saúde, no período de 2 de janeiro a 15 de outubro, foram notificados 161.315 casos da doença.

Apesar da tendência de queda nos casos notificados nos últimos meses em todas as regiões do Estado, o Rio pode ter uma epidemia de dengue no próximo verão, com a entrada dos quatro tipos de vírus.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Barcelos, coordenador executivo das ações contra a dengue da Defesa Civil Estadual, "para o próximo verão os quatro tipos de vírus estarão circulando com a carga total". Para ele, a melhor forma de a gente combater o mosquito Aedes aegypti é "fazendo a eliminação dos focos dentro de casa".

De acordo com ele, a experiência da própria população acabar com os focos do mosquito foi usada com sucesso em Cingapura e no Paraguai, e o Rio está também adotando a medida.

De volta galera!!! E com uma super dica

Galera andei meio ausente no Blog, não pude trazer informações pra vocês porque estava fora do Rio, então não tava tendo acesso as notícias, mas a partir de agora tudo volta ao normal total atenção ao nosso município.

Mas antes disso vou sugerir a vocês, amigos e leitores, que têm vontade de viajar de avião Brasil a fora, não estou querendo me vangloriar só porque andei de avião não, e sim informar a total diferença entre uma companhia e outra, então a 1º Companhia: AZUL - Linhas Aéreas e 2º Companhia: WEBJET -Linhas Aéreas.

AZUL - Linhas Aéreas- Meu primeiro voo foi por esta companhia, recepção excepcional,  poltronas inclináveis, Tv e  fone de ouvido,  lanchinho liberado (sem nenhum custo), comprometimento com o horário, e desembarque da aeronave com despedida muito educada por toda tripulação inclusive o comandante.
WEBJET -Linhas Aéreas- O retorno para o rio o voo foi por esta companhia, recepção normal com um cardápio com os preços dos lanches, poltronas sem inclinação, ou seja, totalmente desconfortáveis, sem Tv muito menos fone de ouvido, lanche  pago (como citado acima, no cardápio com preços absurdos),  só mesmo o comprimento do horário foi favorável, e desembarque da aeronave sem despedida você passa despercebido, a única preocupação da tripulação e deixar logo a aeronave e meter o pé (Ir embora).

sábado, 15 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Você que não sabe, deve está se perguntando por que o Blog está com essa cara.

Por que o blog também está apoiando o movimento mundial contra o cancêr de mama. Iniciado em Outubro, por isso, o nome , este é o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença.

A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos para 2010 ficou em 49.240.

Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.
Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico.

“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer ou as mulheres não querem fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano!”

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TEN-CEL Marcos Borges Silva. Novo Comandante do 20º Batalhão.

A Polícia Militar anunciou, nesta quarta-feira (12), no site da corporação, o nome dos novos comandantes dos batalhões, cujas indicações foram feitas pelos Comandos de Policiamento de Área (CPA), a quem as unidades estão diretamente subordinadas. O processo de nomeação foi precedido de uma avaliação da ficha disciplinar e judiciária dos oficiais escolhidos, a fim de garantir que os comandantes comissionados estejam dentro do perfil definido pelo comando da corporação para liderar a tropa.

Dentre as mudanças apresentadas pelo comandante-geral, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, está a permanência dos comandantes nos batalhões por um prazo mínimo de um ano. A ideia é permitir que o oficial conheça melhor a área de atuação da unidade, suas peculiaridades e problemas, além de se aproximar mais da tropa e da comunidade. Caso sejam bem avaliados, os comandantes poderão ter suas nomeações prolongadas por mais um ano.

20º BPM (Mesquita): Tenente-Coronel PM Marcos Borges Silva

TEN-CEL Marcos Borges Silva, vossa excelência terá a nobre missão de olhar por três municípios Mesquita, Nilópolis e o maior deles Nova Iguaçu, espero que transforme o 20º Batalhão no melhor de todo o estado, que possa combater com unhas e dentes, os maus elementos que agem nestas cidades. 

Parabéns Comandante, e um excelente comando.

Dia 12 de Outubro, Salve Nossa Senhora Aparecida e as nossas Criancinhas


No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Mas além de falar de nossa Padroeira venho falar também para nossas criancinhas  

Dizes que sou o futuro,
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz,
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem,
Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,
Não me abandones ás trevas.
Não espero somente o teu pão,
Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos,
Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples ornamento de teu carinho,

Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.
Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra…
Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

Parabéns Crianças do Brasil, crianças de Nova Iguaçu. Vocês são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.



Santa Padroeira do Brasil, "Mãe, Senhora Aparecida, guarda todos de Nova Iguaçu e leva-os pelos caminhos do bem."

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nova Iguaçu sediará jornada de educação para Igualdade racial


O município de Nova Iguaçu sediará nos dias 4,5 e 6 de novembro, na Universidade de Iguaçu (UNIG), a 2ª Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial, que tem como tema “Infância Sem Racismo”.

O encontro vai reunir 20 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cujos secretários municipais de educação participaram no próximo dia 7 de outubro da pré-jornada, no escritório da UNICEF, no centro do Rio. O evento é realizado pela ONG Se Essa Rua Fosse Minha e tem como objetivo alertar para o impacto do racismo na infância, adolescência e suas complicações no cotidiano escolar e ainda a implementação da Lei 10.639, que trata da divulgação da história de afirmações positivas dos negros e índios.

Já no dia 19 de outubro acontece a Ciranda das Diversidades que espera reunir 200 crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo 10 de cada município representado. De acordo com César Marques, da ONG Se Essa Rua Fosse Minha, elas vão discutir em roda de conversa a temática do racismo na infância e adolescência. O objetivo é ouvir e fazer um levantamento das percepções que os estudantes das redes municipais têm sobre o racismo.

Para a secretária de Educação, Dilceia Quintela, sediar a jornada será uma grande responsabilidade para o município, mas ao mesmo tempo uma honra, já que as escolas da rede já trabalham a implementação da Lei 10.639. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem um departamento que cuida do tema e faz parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Coordenadoria de Políticas da Igualdade Racial (Coopir). “Nossas escolas realizam excelente trabalho de valorização da raça negra e de combate ao racismo entre as crianças. A proposta é trabalhar a questão da diversidade e respeitar as diferenças”, afirmou Dilceia.

A secretária lembrou ainda que a prefeita Sheila Gama instituiu por meio de decreto, em junho, a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para afrodescendentes e indígenas. Também foi lançada na cidade a campanha “Infância Sem Racismo”, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

No ano passado, a exposição fotográfica “Olhares Iguaçuanos”, na Câmara de Vereadores mostrou fotos feitas pelos próprios professores. O objetivo das imagens era fazer com que os estudantes se vissem de forma positiva e bonita. O resultado do trabalho foi imediato, o aumento da autoestima das crianças e dos pais, já que as fotos também ficaram expostas na escola.

Em Nova Iguaçu, cuja rede municipal de ensino é formada em sua maioria por crianças afrodescencentes, a disciplina que trata da questão faz parte da grade curricular das escolas que usam o tema nas disciplinas de matemática, geografia, história e português, onde literatura afro tem sido bastante difundida. Podemos citar como exemplos positivos, o trabalho realizado nas Escolas Municipais Manoel João Gonçalves, Ivonete dos Santos Alves, onde são realizados trabalhos afirmativos de valorização da raça negra, como as tranças, cor da pele, danças e cultura afro de modo geral.

DENUNCIA DE FALTA DE REPASSE PARA AACD

Comissão vai ouvir Prefeitura de Nova Iguaçu sobre recursos do SUS


O presidente da Comissão da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) de Defesa da Pessoa com Deficiência, deputado Márcio Pacheco (PSC), irá realizar uma audiência para ouvir o secretário Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Josemar Freire dos Santos. Pacheco pretende obter do secretário informações sobre a denúncia de falta de repasse de verba da prefeitura à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A queixa foi feita pelo administrador da AACD, Marcos Rodrigues, que reclamou que R$ 900 mil do Sistema Único de Saúde (SUS) não foram entregues à entidade.
“Há um convênio firmado com o Ministério da Saúde que originou um repasse de quase R$ 1 milhão para o município de Nova Iguaçu. Esse dinheiro, pelo que diz o representante da AACD, teria que ser entregue à associação, para que ela pudesse dar continuidade ao trabalho que está sendo feito”, salientou Pacheco. Para o parlamentar, uma associação como a que tem sede na cidade da Baixada Fluminense não pode ficar sem esse recurso. "Parece que a prefeitura informou que está com problemas financeiros, mas a verba é carimbada e já vem do Ministério da Saúde com uma finalidade. Portanto, não poderia ser utilizada para outra coisa", registrou.
De acordo com Marcos Rodrigues, a associação recebeu, em setembro, o valor referente ao repasse de janeiro de 2011. “A maior dificuldade é receber essa verba do SUS. O Governo federal repassa a quantia para o município, mas, há seis meses, não recebemos o dinheiro referente ao trabalho feito entre fevereiro e setembro”, contou o administrador. O presidente da comissão da Alerj comentou que irá fazer um levantamento e buscar auxilio para que a AACD não deixe de funcionar.

Cães terapeutas visitam APAE de Nova Iguaçu

Cerca de 60 crianças e adultos interagiram com os animais

O Projeto Pêlo Próximo promoveu neste sábado (08) uma a visita muito especial na Apae de Nova Iguaçu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Participarão 60 pacientes com patologias diferenciadas, entre eles paralisados cerebrais, autistas, deficientes físicos e visuais.

Os voluntários do Projeto Pêlo Próximo, realizaram exercícios fisioterápicos estimulando os pés e mãos, como a massagem no cão e escovação de pelos, jogo de boliche,arco, tração com a cadeira de rodas e o Pet Health, onde as crianças tiveram a oportunidade de examinar os animais e auscultarem o coração dos cães.

A visita na Apae de Nova Iguaçu surgiu através do convite da secretária Daniela Marques, responsável pela Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Nova Iguaçu.

“Talvez muitas pessoas não saibam, mas os animais podem ajudar muitos pacientes no tratamento de doenças. Pensando nesta alternativa a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) convidou a equipe do Pêlo Próximo para mostrar para as crianças da Apae, da Escola Municipal Paul Harris e do Ciesp Castorina Faria Lima o trabalho desenvolvido com os pets. “A pet terapia é um grande auxílio na recuperação de pacientes. Pretendemos, com esta visita, estimular nos alunos o senso de respeito pelos outros, assim como sentimentos de cuidado, amor e companheirismo ”, disse a secretária Daniela Marques.

Extremamente dóceis, os cães terapeutas do Projeto Pêlo Próximo estão sempre com a vacinação e vermifugação em dia e com sua saúde perfeita. Além dos 30 cachorros que compõem o staff de ‘terapeutas’, o projeto conta com o apoio de voluntários de diversas áreas, entre eles veterinários, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

“Ficamos muito felizes com o convite da secretária, e esperamos ajudar de forma mais efetiva a população com deficiência do município usando os nossos co-terapeutas como facilitadores para o sucesso dos tratamentos desenvolvidos pelos profissionais da área de saúde”.– finaliza Roberta Araújo, coordenadora do Pêlo Próximo.

Para conhecer o Projeto Pêlo Próximo visite o site www.peloproximo.com.br

sábado, 8 de outubro de 2011

O Meu adeus ao Padre Agostinho Pretto

Pe. Agostinho Pretto “Tô contigo e não abro”.

Atendendo ao desejo do Padre Agostinho, seu corpo foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, muita gente compareceu para dar o último adeus ao Padre Agostinho Pretto, falecido na tarde do de Quinta dia 06/10, vítima de um infarto, na sua própria casa, no bairro Vila Nova. O corpo foi velado durante toda a noite na Igreja São José Operário, onde Agostinho era pároco.

Parentes, amigos, pessoas ligadas ao movimento popular, sindicalistas, políticos e religiosos compareceram para prestar homenagem na missa de corpo presente, rezada pelo Bispo Dom Luciano Bergamin, ladeado por muitos padres, diáconos e leigos. A Diocese participou em peso, demonstrando todo o prestígio e consideração ao querido Padre Agostinho.

Membros da JOC - Juventude Operária Católica e da PO - Pastoral Operária também vieram de todo canto do Brasil se despedir daquele que foi o grande colaborador e organizador desses movimentos.
O comparecimento de políticos de diversos partidos revelou o quanto Padre Agostinho era respeitado e admirado.

Representando a Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, trouxe uma palavra de reconhecimento à luta e a coragem de Pe. Agostinho.

Segundo o ministro Gilberto Carvalho, “o padre Agostinho Pretto foi uma referência e um exemplo de vida, por sua dedicação e seu espírito de serviço aos excluídos, em especial aos trabalhadores”.

O ministro Gilberto Carvalho atuou durante vários anos em parcerias com padre Agostinho Pretto na Pastoral Operária, tendo morado em Nova Iguaçu e trabalhado diretamente com ele na década de 1980, no Centro de Formação de Líderes da Diocese de Nova Iguaçú, no bairro de Moquetá. Nesse centro foi realizado em 1980, com apoio do padre Agostinho Pretto, o Entoes (Encontro Nacional de Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical) que reuniu 500 delegados e foi o primeiro evento que decidiu pela criação da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Estavam presentes também o senador Lindberg Farias (PT), o deputado federal Nelson Bornier (PMDB), os deputados estaduais Robson Leite e Inês Pandeló (PT), o prefeito de Mesquita Artur Messias (PT), os vereadores de Nova Iguaçu: Ferreirinha (PT), Fernando Cid (PCdoB), Marcos Fernandes (PRB) e Professora Marli (PT). Tafarel (PT), de Mesquita, Jacoginho (PT), de Belford Roxo e Padre Adelar (PT), ex-presidente da Câmara de São João de Meriti. Dirigentes partidários: Jorge Florêncio (Presidente do PT-RJ), Alexandre Brito (Presidente PT-Nova Iguaçu) e Alberto Cantalice, membro da direção nacional do PT.

A ausência da prefeita Sheila Gama (PDT) foi muito comentada e criticada.

O sepultamento se deu às 17 h, sob forte e demorado aplausos da multidão que compareceu a cemitério Jardim da Saudade.

Os posts dos amigos no twitter e outras redes sociais

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Senário Político Iguaçuano ***


Qual será a ligação correta?
ROGÉRIO X  NELSON ou LINDBERGH X CABRAL X GAROTINHO

Em Nova Iguaçu, o PMDB vai trabalhar para evitar a eleição do candidato a prefeito apoiado pelo Senador Lindbergh Farias (PT), Rogério Lisboa (DEM). O petista, que governou a cidade por dois mandatos, pretende disputar as eleições no estado em 2014 e articula alianças na Baixada. O candidato será o Deputado Federal Nelson Bornier, por isso em Nova Iguaçu o Governador Sérgio Cabral (PMDB) será presença no palanque, além do Deputado Federal Garotinho (líder regional do PR no Rio).

Pois bem, o PR irá apoiar a candidatura de Nelson Bornier (PMDB) ou de Rogério Lisboa (DEM), tanto Cabral quanto Garotinho estarão no palanque, será que vão estar lado a lado? a união no Rio DEM/PR definiu-se que o DEM será cabeça de chapa em Nova Iguaçu, o Rogério Lisboa  (DEM) virá então com força total.

Por falar em Garotinho, o vereador Fernando Nagi espinafrou o ex-governador, a quem chamou de "Antony Molequinho", por tê-lo expulso do PR depois de 24 anos de filiação através de um ofício em tom muito agressivo, lido pelo vereador na Tribuna.

Nagi bateu firme, e fez acusações graves contra Garotinho. Como falou da Tribuna, provavelmente estará registrado na Ata da Sessão.

Os Pré-Candidatos e os seus Partidos

O Deputado Federal Nelson Bornier, pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PMDB, já tem o apoio de nove partidos em torno de sua candidatura. Ele ainda mantém segredo em torno das negociações para aliança com mais quatro partidos. A prefeita da cidade, Sheila Gama (PDT), mantém ainda mantém os mesmos sete partidos – PDT, PPS,PHS,PRTB,PSL,PT do B e PTC. Ela conta com grande parte dos 21 vereadores, além do desgaste natural deles e, do trabalho dos secretários municipais para fazer a sua imagem decolar, em torno de sua reeleição, seguida do Deputado Estadual Walney Roca (PTB) está firme na sua pré-candidatura a prefeito de Nova Iguaçu. Além da unidade do seu partido em torno do seu nome, ele conta ainda com o apoio do PMN e do PSDC, ou seja, três e Rogério Lisboa, 2. Ainda livres existem 5 partidos e outros quatro que não coligam com ninguém - PSOL, PSTU, PCB e PCO.

Família de bebê de 4 meses teve que pagar ambulância para transferi-lo do Hospital da Posse (Hosp. Geral de Nova Iguaçu), para outro Hospital

Essa é demais pra mim, não basta a emergência ficar fechada por alguns dias, e agora a patroa da mãe de um bebê de 4 meses, ter que pagar R$ 1.200 por uma ambulância particular para poder transferi-la para fazer uma cirurgia de coração, e de uma conhecida que trabalhava dentro de um hospital. E se não existisse essas almas caridosas o que esta família iria fazer? essas horas ninguém do governo e da direção do hospital respondem né.

Fonte: Jornal de Hoje

Foi preciso ter um conhecido dentro de um hospital e pagar uma ambulância particular para que Lorena da Rocha Lamarca da Silva, de 4 meses e moradora de Nova Iguaçu, conseguisse fazer uma cirurgia do coração. Na emergência do Hospital da Posse desde segunda-feira, a criança dependia de uma transferência para uma instituição com capacidade para realizar o procedimento. Mesmo sendo de urgência, o caso foi encaminhado para a Central de Regulação de Leitos, onde aguardava uma vaga.

Depois de ligar para vários hospitais, a família precisou contar com a ajuda de uma amiga para agilizar a transferência. O problema passou a ser a ambulância especializada com UTI pediátrica.

Desde a quarta-feira à noite, o hospital tentava o transporte. Como o quadro do bebê se agravou, a família começou a ligar novamente para os amigos para pedir ajuda. Foi a ex-patroa da mãe da menina quem decidiu pagar R$ 1,2 mil pelo veículo.

Neste momento, a criança está sendo estabilizada no Hospital Federal de Bonsucesso. O quadro é grave.

Moradores sofrem com estrutura precária no bairro Jardim Laranjeiras (Nova Iguaçu)

Foto: O Globo
As políticas publicas não se mechem por isso quem sofrem somos nós, meros moradores de Nova Iguaçu, que convivemos em vários bairros com estruturas "maravilhosas" igual a essa.

Fonte: R7

Moradores da comunidade Jd. Laranjeiras, em Nova Iguaçu, sofrem situação precária com a falta de asfalto, de esgoto e de água. 

Assista ao vídeo

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Trem da Supervia apresenta problema logo cedo entre as estações de Nova Iguaçu e Jucelino

E o drama dos trabalhadores continua, e ninguém  faz nada... Não é SUPERVIA, Secretário JÚLIO LOPES e Governador SÉRGIO CABRAL.
Até quando nós trabalhadores teremos que conviver com isso, logo cedo, sair pra trabalhar e ter que andar na chuva, até a próxima plataforma e ainda enfrentar atrasos. 

Fonte: G1, R7

Mas uma vez, um trem do ramal Japeri que fazia o trajeto Nova Iguaçu-Central do Brasil parou por volta das 7h20 desta segunda-feira (3) entre as estações Nova Iguaçu e Presidente Juscelino, na Baixada Fluminense. Por causa do problema, os passageiros que estavam na composição desceram na linha férrea para retornar à estação Presidente Juscelino.

Ainda de acordo com a concessionária, o incidente provocou atrasos de 20 minutos na circulação das composições do ramal Japeri.

Veja o Vídeo: